Dirigente comunitário poderá ser impedido de ter cargo comissionado

Compartilhe:
Mara é a vice-presidente da entidade. Foto: Divulgação

Uma proposta de mudança no Estatuto da Federação das Associações de Moradores da Serra (Fams) deve ser apreciada nas próximas semanas, após a instalação de um colegiado que vai debater mudanças na Instituição. Parte dos associados defendem que integrantes da Fams sejam impedidos de ocupar cargos comissionados.

Segundo a vice-presidente da Federação, Mara Gomes Almeida, a medida se restringirá à Fams. “Um grupo de militantes da Fams tem entendimento que precisamos fazer uma reavaliação estatutária. Já temos um grupo realizando estudo do Estatuto para promover algumas mudanças necessárias. A ideia é seguir conforme o que acontece hoje no Conselho de Saúde, onde cargos comissionados não podem participar do conselho”.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A Fams conta com cerca de 140 associações e cada uma tem 3 delegados. “Essa questão é definida pelo colegiado é uma proposta que vai ser discutida ainda no primeiro semestre deste ano”, declarou. O presidente da Assembleia Municipal do Orçamento (AMO), Guilherme Lima, concorda com a proposta.

“Concordo que não ocupem cargos no Executivo, isso porque quem a gente tem que cobrar é o Executivo. Temos um trabalho até similar a um vereador, ao Parlamento”, lembrou.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também