Professores de todo o Brasil estão celebrando o seu dia neste sábado (15). É um momento para refletir sobre a importância da profissão nos diversos segmentos da sociedade. Para comentar a data, a reportagem do Jornal Tempo Novo ouviu dois professores que se dividem entre a profissão escolhida e a função de legisladores municipais. Em comum, a paixão por ensinar.
A Câmara de Vereadores da Serra conta com quatro vereadores: Artur Costa (SDD); Alex Bulhoes (PMN); Rurdiney da Silva (PSB) e Pablo Muribeca (Patriota), este recém-eleito deputado estadual. Dois deles foram ouvidos pela reportagem. O professor Artur disse que almeja uma nação forte social e economicamente.

“O professor é o profissional mais importante do mercado. Como representante da área, defendo uma educação cada vez preocupada em construir uma nação forte social e economicamente, e o grande responsável por esse crescimento é o professor. Por isso ele merece todo respeito e valorização, tanto do estado como da sociedade em geral”, disse.

Já o vereador Rurdiney disse que o professor ensina para a vida. “O professor não ensina somente conteúdo para a vida acadêmica, o professor ensina para a vida. Ele disciplina, aconselha, gerencia atividades, planeja o futuro e principalmente ajuda a realizar sonho. O professor nos faz pensar, refletir, colocar as ideias no lugar. É aquele que compartilha conhecimentos, que ensina e aprende humildemente com seus semelhantes, e merece receber todo o reconhecimento, toda honra e felicitações, todos os dias”, exaltou o vereador.
Leia também
Procurado pela reportagem, o vereador professor Alex Bulhoes não se pronunciou até o fechamento desta matéria. Pablo Muribeca também foi procurado pela reportagem e estava participando de um evento.
A data:
Celebrado no Brasil em 15 de outubro, o Dia do Professor foi criado com o intuito de homenagear os profissionais que ,participam da formação de uma pessoa, na Educação Infantil, no Ensino Fundamental, no Ensino Médio ou no Ensino Superior. O papel do professor em todas essas etapas é crucial para o desenvolvimento humano.
A data é celebrada em 15 de outubro em referência a d. Pedro I, que, no dia 15 de outubro de 1827, emitiu uma lei sobre o Ensino Elementar.

