19.8 C
Serra
quinta-feira, 21 outubro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Detran e Prefeitura firmam parceria para fortalecer combate aos crimes de trânsito

Leia também

Investimento de R$ 9 milhões | Casagrande entrega 94 novas viaturas à Polícia Militar

O governador do Estado, Renato Casagrande, realizou, na manhã desta quinta-feira (21), a entrega de 94 novas viaturas à...

Sexta Cultural da Elemento 9 vai levar rap, skate e muita dança de rua à Barcelona

A praça dos Ipês do bairro Barcelona, na Serra, vai ser palco neste fim de semana da Sexta Cultural...

Serra abre mais de 18 mil vagas para 1ª, 2ª e 3ª doses contra a Covid-19 nesta quinta

Nesta quinta-feira (21), às 18 horas, a Prefeitura da Serra vai disponibilizar 18.145 vagas para pessoas que queiram se...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

A abertura aconteceu na última segunda-feira (20). Foto: Divulgação

Durante a abertura da Semana Nacional de Trânsito na Serra, realizada na segunda-feira (20), no Instituto de Previdência do Município (IPS), o Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) oficializou parcerias com a Prefeitura da Serra para reforçar a fiscalização, com foco na redução de acidentes nas vias.

No evento, com a participação do diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira, e do prefeito Sergio Vidigal, o órgão estadual autorizou para a Guarda de Trânsito do município a disponibilização dos serviços de gestão da remoção e guarda de veículos apreendidos por crimes e infrações de trânsito, além da utilização do talonário eletrônico, ferramenta que possibilita aos profissionais aplicarem multas, por meio deste aplicativo, em condutores infratores.

O talonário eletrônico faz parte de um sistema contratado pelo Detran|ES e disponibilizado para a Polícia Militar (PMES) e as Guardas Municipais. O serviço contribui para otimizar o trabalho dos agentes, ao reduzir as chances de erros no preenchimento dos autos de infração, além de permitir o lançamento instantâneo das informações no sistema da autarquia.

Para o diretor geral do Detran, Givaldo Vieira, são representativas para o município essas ações integradas de proteção da vida nas ruas, avenidas e rodovias, justamente na Semana que marca, nacionalmente, a conscientização coletiva para um trânsito seguro. “A Serra é o município mais populoso do Estado, com uma das maiores frotas e números de condutores. É cortado por rodovias de grande fluxo, como a BR-101. Atualmente, lidera o ranking de vítimas fatais de trânsito, coordenado pelo Observatório Estadual de Segurança Pública, com 35 vidas perdidas até agosto”, disse.

“Por isso, seguindo o planejamento estratégico do Governo do Estado para a redução de acidentes, lançamos mão de inovação tecnológica, blitze conjuntas, serviço para remoção e guarda de veículos. Sobretudo, integramos esforços com a Prefeitura da Serra, a fim de dotar o efetivo de melhor estrutura para combater crimes de trânsito, evitando que infratores possam, por exemplo, tirar a vida de uma outra pessoa na rua”, enfatizou Givaldo Vieira.

Segundo o prefeito da Serra, Sergio Vidigal, a Semana Nacional de Trânsito alerta todos os gestores para o grande desafio que é a prevenção de acidentes. “Precisamos levar a educação de trânsito para as escolas. O que a Prefeitura da Serra já fez, por meio do Departamento de Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação, consistiu em fazemos investimentos em novas ferramentas. Mas a ferramenta mais importante é o ser humano, como a nossa equipe do Departamento e os nossos agentes de trânsito, que nos orgulham ao levar não só o caráter pedagógico da fiscalização, como a humanização para o trânsito do município da Serra”, frisou Vidigal.

Guarda e remoção de veículos

O serviço contratado pelo Detran já é utilizado pela Polícia Militar, Polícia Civil (PCES), pelos agentes de trânsito de Guardas Municipais e do próprio Detran em todo o Estado, com o objetivo de fiscalizar o trânsito e dar seguimento às operações que encontram veículos ligados às ilegalidades penais. O modelo de contratação permite que o Estado cubra o custo da remoção e guarda do veículo em casos de crimes, como recuperação de furtos e roubos, ou seja, a vítima de um crime não é onerada.

O convênio firmado entre o Detran e a Prefeitura da Serra tem vigência de cinco anos e abrange Remoção, Depósito, Guarda e Leilão de veículos de uso terrestre envolvidos em infrações de trânsito que forem autuados no município ou recolhidos para os depósitos de veículos.

Semana Nacional de Trânsito

A iniciativa acontece em todo o País, entre os dias 18 e 25 de setembro, com o intuito de incentivar a sociedade para um trânsito mais seguro. Nesse período, são realizadas ações com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Nesse sentido, o Detran|ES desenvolve, nesta semana, ações integradas para impactar a população sobre a importância de atitudes responsáveis nas vias inspiradas pelo tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran): “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.

Autoridades presentes

Também participaram da abertura da Semana Nacional de Trânsito na Serra os secretários de Defesa Social, Fabrício Dutra; de Obras, Halpher Luiggi; o diretor do Instituto de Previdência do Município, Alessandro Comper; o diretor do Departamento de Operações de Trânsito, Fábio Alves, e os vereadores Welignton Alemão e Cleber Serrinha.

Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

close-link
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!