O Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), abre nesta terça-feira (02), a partir das 12h, as inscrições para a segunda fase do programa CNH Social 2025. Nesta etapa, serão disponibilizadas 3.500 vagas para quem deseja tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) sem nenhum custo.
O anúncio será feito em evento no Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande, do diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira, e de beneficiados em fases anteriores.
Quem for selecionado terá acesso gratuito a todas as etapas do processo de habilitação, incluindo:
- exames médicos e psicológicos;
- matrícula em autoescola credenciada;
- aulas teóricas e práticas;
- taxas das provas do Detran.
O benefício representa uma economia superior a R$ 3 mil por pessoa.
Leia também
Modalidades disponíveis
As vagas contemplam três modalidades:
- Primeira habilitação: categoria A (motos) ou B (carros);
- Adição de categoria: incluir A ou B em uma CNH já existente;
- Mudança de categoria: para D ou E, exigidas em transportes coletivos e caminhões.
As categorias D e E são as mais concorridas, por ampliarem as oportunidades de emprego em logística e transporte.
Quem pode tirar carteira de motorista de graça?
Podem se inscrever pessoas cadastradas no CadÚnico ou que recebam benefícios sociais estaduais ou federais. O programa tem como foco a inclusão social e a abertura de novas portas no mercado de trabalho.
Como se inscrever no CNH Social?
As inscrições serão abertas nesta terça-feira (02), às 12h, e deverão ser feitas exclusivamente no site do Detran do Espírito Santo.
O candidato deve preencher o formulário eletrônico e aguardar o resultado da seleção, que será baseado em critérios socioeconômicos.
Histórico do CNH Social
Desde a criação, o programa já entregou mais de 64 mil carteiras de motorista gratuitas no Espírito Santo. Na última fase, mais de 82 mil pessoas disputaram as mesmas 3.500 vagas.
O governador Renato Casagrande afirma que o CNH Social “abre portas para o emprego e ajuda a realizar o sonho de dirigir, transformando vidas em todas as regiões do Espírito Santo”.
O diretor-geral do Detran, Givaldo Vieira, acrescenta que a iniciativa “garante autonomia, dignidade e novas oportunidades de trabalho, especialmente para as mulheres capixabas, fortalecendo seu empoderamento e independência financeira”.
Serviço
- Vagas: 3.500
- Início das inscrições: terça-feira (02), às 12h
- Local do lançamento: Palácio Anchieta, Vitória
- Inscrições: exclusivamente no site do Detran

