No próximo dia 21 de setembro (domingo), das 7h às 12h, o Rio Jacaraípe, na Serra, será palco de um evento único que promete unir educação ambiental, cultura e lazer. A Descida Ecológica no Rio Jacaraípe, promovida pelo Instituto IBRAFF em parceria com diversas instituições públicas e privadas, convida a população para um momento de conscientização e ação em prol da preservação dos recursos naturais da região.
Com saída programada para às 7h da manhã, a concentração dos participantes será às 6h30, na Lagoa Juara. A descida segue até a fábrica de gelo, próximo ao restaurante Mira Mar, na orla do Rio Jacaraípe. O trajeto será realizado por embarcações próprias, e durante o percurso, os participantes estarão imersos em uma experiência educativa e transformadora.
Além da descida pelo rio, o evento contará com estandes de educação ambiental, plantio de mudas de mangue e fixação de placas educativas ao longo do percurso. A expectativa é mobilizar um grande público e chamar a atenção da sociedade civil e das autoridades para a urgência da preservação da Bacia Hidrográfica do Rio Jacaraípe e de seus ecossistemas.
Segundo os organizadores, mais de 112 pessoas já estão confirmadas em grupos de organização, mas a expectativa é atrair ainda mais participantes. O evento é gratuito e aberto ao público interessado em contribuir com a causa ambiental.
Leia também
“Queremos promover um momento inesquecível e transformador, que desperte novas percepções ambientais e estimule cada participante a se tornar um multiplicador de boas práticas. A conservação dos nossos mananciais é urgente e precisa do envolvimento de todos”, afirma Claudiney Rocha, um dos organizadores do evento, ao Tempo Novo.
A Descida Ecológica conta com o patrocínio do Banco Sicredi e do Instituto AEGEA, além do apoio da Prefeitura Municipal da Serra, e parcerias com o IPRAM, Instituto Goiamum, Polícia Ambiental, Projeto Manguejar e o projeto Oceanografia Para Todos (UFES).

