
Na hora de descartar o lixo de casa, você leva em consideração que alguns deles representam risco para os trabalhadores da limpeza urbana? Os resíduos perfurocortantes, por exemplo, são perigosos e podem ferir os coletores, se colocados em sacolas comuns, sem nenhum cuidado especial.
Vidros quebrados, garrafas, latas de alumínio abertas, lâminas e agulhas estão entre os potenciais vilões, na hora da coleta, como explica Rafael Almeida Rodrigues, gestor operacional da Corpus Saneamento e Obras.
“Os coletores sempre utilizam os equipamentos de proteção individual obrigatórios, mas o descarte inadequado de resíduos perfurocortantes potencializa o risco de acidentes. Se cada cidadão fizer a sua parte e colocar esses tipos de resíduos em embalagens rígidas, isolados, evita que os trabalhadores se firam e sejam expostos até a riscos maiores de infecção, por exemplo”, comentou.
Perfurocortantes como seringas e agulhas devem ser colocados em embalagens rígidas, para evitar acidentes de trajeto, e entregues no posto de saúde mais próximo de casa. Vidros podem ser jogados no lixo, desde que bem embalados. Colocá-los em uma caixa de papelão com um aviso sobre o conteúdo é uma boa dica para que tenham menos chances de machucar os coletores.
“Quando um trabalhador se fere, além de cuidar do ferimento, ele precisa se submeter a exames e até tomar coquetéis de medicamentos, para evitar o desenvolvimento de doenças”, contou Rafael.
Apesar de o alerta parecer óbvio, é muito comum que resíduos perfurocortantes sejam jogados fora junto com o lixo comum, sem nenhuma identificação, o que gera ocorrências de acidentes.

