Descarte de alimentos próprios para consumo deve ser proibido por Lei

O Projeto de Lei 649/2019 estabelece que os alimentos devem ser destinados a entidades responsáveis pela distribuição da comida
Compartilhe:
Uma das dicas é incluir frutas e legumes na alimentação. Foto: Divulgação
O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos. Foto: Divulgação

Por meio do Projeto de Lei 649/2019, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) visa reduzir o desperdício de alimentos no país. Segundo a proposta, fica proibido o descarte ou destruição de alimentos próprios para o consumo, cuja data de vencimento esteja próxima. Estes alimentos devem ser doados a organizações, bancos de alimentos ou outras entidades previamente cadastradas por órgão público competente. 

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

O deputado alerta que a maior causa da fome, atualmente, é a má distribuição de alimentos, aliada à desigualdade de chances de acesso a uma alimentação digna. 

A medida será aplicada a supermercados, mercearias, centros de distribuição ou quaisquer outros estabelecimentos que comercializem gêneros alimentícios; todos com ao menos 400 metros quadrados de área construída. O recolhimento e armazenagem dos alimentos caberá às instituições responsáveis pela mercadoria. Lojas que descumprirem a Lei estão sujeitas a multa e até interdição. 

Segundo informações divulgadas pelo deputado, o Brasil ocupa a 10a posição entre os países que mais desperdiçam comida, com cerca de 41 mil toneladas desperdiçadas anualmente. 

 

 

 

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 24 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também