Descarte de alimentos próprios para consumo deve ser proibido por Lei

O Projeto de Lei 649/2019 estabelece que os alimentos devem ser destinados a entidades responsáveis pela distribuição da comida
Compartilhe:
Uma das dicas é incluir frutas e legumes na alimentação. Foto: Divulgação
O Brasil está entre os dez países que mais desperdiçam alimentos. Foto: Divulgação

Por meio do Projeto de Lei 649/2019, o deputado federal Sérgio Vidigal (PDT) visa reduzir o desperdício de alimentos no país. Segundo a proposta, fica proibido o descarte ou destruição de alimentos próprios para o consumo, cuja data de vencimento esteja próxima. Estes alimentos devem ser doados a organizações, bancos de alimentos ou outras entidades previamente cadastradas por órgão público competente. 

O deputado alerta que a maior causa da fome, atualmente, é a má distribuição de alimentos, aliada à desigualdade de chances de acesso a uma alimentação digna. 

A medida será aplicada a supermercados, mercearias, centros de distribuição ou quaisquer outros estabelecimentos que comercializem gêneros alimentícios; todos com ao menos 400 metros quadrados de área construída. O recolhimento e armazenagem dos alimentos caberá às instituições responsáveis pela mercadoria. Lojas que descumprirem a Lei estão sujeitas a multa e até interdição. 

Segundo informações divulgadas pelo deputado, o Brasil ocupa a 10a posição entre os países que mais desperdiçam comida, com cerca de 41 mil toneladas desperdiçadas anualmente. 

 

 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também