Derrubada do Mastro movimenta bairros da Serra com congo, fé e tradição 

Nova Almeida, Manguinhos e Serra Sede recebem celebrações que marcam o encerramento do ciclo cultural do município
Compartilhe:
derrubada mastro serra
tradicional Derrubada do Mastro de São Benedito e São Sebastião acontece em Nova Almeida, Manguinhos e Serra Sede, reunindo moradores, devotos e visitantes. Crédito: Divulgação

O feriadão da Semana Santa será marcado por tradição, fé e cultura popular na Serra. A tradicional Derrubada do Mastro de São Benedito e São Sebastião acontece em Nova Almeida, Manguinhos e Serra Sede, reunindo moradores, devotos e visitantes em celebrações que atravessam gerações.

Com o som das bandas de congo e forte participação popular, os eventos marcam o encerramento do ciclo folclórico e religioso do município.

Nova Almeida e Manguinhos abrem programação no sábado

De acordo com apuração, as primeiras celebrações acontecem no sábado (4), em dois dos principais balneários da cidade.

Em Nova Almeida, a programação começa às 18h, em frente à Igreja dos Reis Magos, com a participação da Banda de Congo de São Benedito e São Sebastião.

Já em Manguinhos, a Derrubada do Mastro de São Sebastião será realizada a partir das 19h, na vila do balneário. A animação fica por conta das Bandas de Congo Jovens de Manguinhos e da Banda de Congo Mirim de Sant’Ana, reforçando a presença das novas gerações na preservação da cultura.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Serra Sede recebe celebração no domingo

No domingo (5), a tradição continua na Serra Sede, com a Derrubada do Mastro de São Benedito, a partir das 19h30, em frente à Igreja Matriz.

A programação reúne diversas bandas de congo, como:

  • Congo Folclórico São Benedito
  • São Benedito de Campinho da Serra
  • Konshaça
  • São Benedito e Nossa Senhora do Rosário de Pitanga
  • São Benedito de Santiago

Além disso, a noite contará com participação da Banda de Música Estrela dos Artistas e espetáculo pirotécnico.

Tradição que atravessa gerações

Mais do que celebrações religiosas, as derrubadas do mastro representam a força das tradições populares e o papel das bandas de congo na identidade cultural capixaba.

As festas encerram o ciclo folclórico iniciado no ano anterior e reforçam o vínculo entre fé, cultura e comunidade na cidade.

Serviço

Sábado (4)

  • Nova Almeida – 18h (Igreja dos Reis Magos)
  • Manguinhos – 19h (Vila)

Domingo (5)

  • Serra Sede – 19h30 (Igreja Matriz)

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também