
A Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) realiza a primeira sessão virtual da história nesta sexta-feira (27). A reunião tem inicio às 10 horas e deve ser marcada pela votação de quatro projetos encaminhados pelo governador Renato Casagrande (PSB) à Casa na tarde desta terça. Dentre as matérias está a que declara estado de calamidade pública no Estado.
A iniciativa da sessão virtual foi anunciada pelo deputado estadual Erick Musso (Republicanos), presidente da Assembleia, por meio de suas redes sociais. A medida se faz necessária em razão da suspensão das atividades presenciais da Ales, por conta da pandemia do novo coronavírus.
Também serão votados projetos que criam normas diferenciadas para contratos de prestação de serviço e equipamentos durante o período de pandemia; redução do fundo previdenciário; e que estabelece reversão de fundos para caixa do tesouro.
Leia também
O processo de votação será online, por meio de uma plataforma digital e videoconferência, e que os deputados votarão via celular, tablet ou computador. Quem comandará a votação é o presidente, como se fosse uma sessão presencial, porém com o auxílio da tecnologia para evitar que os parlamentares precisem se deslocar até a sede da Assembleia Legislativa.

