Deputados vão à Justiça para anular a redução da maioridade

Um dos deputados federais que apoiam a iniciativa é o ex-prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT)
Compartilhe:
Sérgio Vidigal afirmou que vai ingressar no Supremo Tribunal Federal contra a votação da matéria. Foto: Divulgação
Sérgio Vidigal afirmou que vai ingressar no Supremo Tribunal Federal contra a votação da matéria. Foto: Divulgação
Sérgio Vidigal afirmou que vai ingressar no Supremo Tribunal Federal contra a votação da matéria. Foto: Divulgação

Após a polêmica envolvendo a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171, que define a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos, o deputado Sérgio Vidigal (PDT) informou que vai recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra a votação. Deputados contrários à proposta classificaram como “manobra” do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) de colocar a proposta novamente em votação na quarta-feira (1), quando ela já havia sido rejeitada no plenário na terça-feira (30). A PEC foi aprovada por 323 votos a favor, 155 contra e duas abstenções.

Segundo informações da assessoria de imprensa do deputado pedetista, a Ordem dos Advogados do Brasil, deputados de sete partidos (PPS, PMDB, PSB, PT, PCdoB, PSOL e PDT) confirmaram que entrarão com mandado de segurança no STF questionando o processo de votação da PEC. A petição será impetrada no STF na próxima terça-feira (7).

“Assim como os ministros do STF e a Ordem dos Advogados, entendo que a votação da última quarta-feira (1), fere os princípios da nossa Constituição Federal, no artigo 60 do 5º parágrafo. Esta Casa é o berço das leis do nosso país, por isso não deve ser alvo ser alvo de manobras regimentais e constitucionais”, explica Sergio Vidigal.

A intenção é entrar com a ação no Supremo alegando que a votação desrespeitou o artigo 60, parágrafo 5º, da Constituição Federal. De acordo com o dispositivo, “nenhuma proposta que tenha seu conteúdo rejeitado pode ser novamente apresentado em uma mesma sessão deliberativa”.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também