Deputados aprovam redução na alíquota de imposto sobre transmissão ou doação de bens

Compartilhe:
Bruno Lamas tem sido cotado para vir como deputado federal em 2018, mas afirma que seu projeto é a reeleição para estadual. Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa
Deputado estadual Bruno Lamas. Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa aprovou na sessão desta segunda-feira (5) o Projeto de Lei 180/2016, que modifica o artigo 12 da Lei 10.011/1, que determina o percentual de alíquota a ser cobrado do Imposto sobre Transmissão causa mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCMD) no Espírito Santo. A alíquota que era de 4%, passa para 2%. A matéria é de autoria do deputado estadual Bruno Lamas PSB) e agora segue para análise do governador do Estado.

O ITCMD,  Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação – ITCMD, é um tributo de competência dos Estados e do Distrito Federal, cujo fato gerador é a transmissão causa mortis de imóveis e a doação de quaisquer bens ou direitos, conforme Constituição Federal – artigo 155, I e § 1º; CTN: artigos 35 a 42.

O imposto incide sobre o valor venal (de venda) da transmissão de qualquer bem ou direito havido: por sucessão legítima ou testamentária, inclusive a sucessão provisória; por doaçã

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também