Jamir defende que as obras do Faça Fácil comecem ainda este ano. Foto: Divulgação ALES / Reinaldo do Carvalho
Conceição Nascimento
O deputado estadual Jamir Malini (PP), vice-líder de Hartung na Assembleia Legislativa, protocolou nesta quinta-feira (6) uma indicação na Casa de Leis, endereçada ao Governo do Estado para que inicie as atividades do Faça Fácil da Serra, a ser instalado na região de Laranjeiras, e cujas obras estão autorizadas desde 2014.
No documento, o parlamentar justifica a necessidade da oferta dos serviços disponibilizados no Faça Fácil, que reúne num único espaço vários órgãos, empresas e entidades que prestam serviços públicos.
Leia também
“A concentração destes serviços em um só local, com agilidade e tecnologia empregada a serviço do cidadão, vai beneficiar muito o município da Serra, o maior do Estado”, disse o deputado, vice-líder do Governo na Assembleia Legislativa.
“Já solicitei agenda com o governador, assim que retornar da licença para tratamento médico, para discutir com ele e com representante da secretaria competente a possibilidade de iniciar as obras na Serra ainda esse ano”, acrescentou.
O deputado também lembra que, diante dos altos custos para a manutenção do Pró-Cidadão, em Portal de Jacaraípe, a instalação do Faça Fácil pode até resultar em economia no orçamento municipal, centralizando o atendimento aos moradores na região de Laranjeiras.
“Vou me reunir com o prefeito para discutir o tema e verificar a possibilidade de transferência de alguns serviços hoje ofertados no Pró-Cidadão para o Faça Fácil”, lembrou.
Faça Fácil
Com custo estimado de R$ 29 milhões, as obras do Faça Fácil tiveram ordem de serviço assinadas em 2014. A área construída será de aproximadamente 13 mil metros quadrados, segundo informações do então secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Pablo Rodnitzky.
Durante as obras, estima-se que serão gerados 200 empregos diretos. Após a inauguração, segundo informações da equipe do Governo do Estado à época, serão gerados 350 postos e 16 mil pessoas atendidas diariamente.
Polícia Civil, Detran, Secretaria da Fazenda, Cesan, Ceturb, Junta Comercial, Procon, Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Correios, Sine, Banestes e Escelsa são alguns dos órgãos parceiros, que somam 20. Serão mais de 400 serviços à disposição da população, como emissão de Carteira de Identidade, de Trabalho, CPF e outros.

