Deputado quer policiais ‘andando’ de graça no Transcol

Compartilhe:
Foto: Agência Brasil
Proposta é do deputado estadual Renzo Vasconcelos. Foto: Divulgação / Assembleia Legislativa.

Um projeto de lei (PL) que está tramitando na Assembleia Legislativa quer autorizar que guardas municipais, policiais militares e civis e bombeiros utilizem o sistema Transcol gratuitamente na Grande Vitória. A proposta do deputado Renzo Vasconcelos (PP) tem como justificativa “elevar a segurança” dentro dos coletivos.

Para o deputado, o projeto de lei (N° 334/2019), além de isentar essas categorias de pagarem a passagem, pode diminuir a violência no Transcol. “A presente proposta tem como objetivo não só  garantir de forma perene a gratuidade nos transportes públicos aos membros das forças de segurança,  mas também promover uma presença maior do poder de polícia do estado dentro de transportes coletivos”, justifica Renzo. A proposta do deputado não específica se a gratuidade será permitida somente em horário de trabalho dos policiais, guardas e bombeiros. 

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Vale destacar que atualmente, policiais militares em horário de trabalho costumam utilizar os ônibus do Transcol sem pagar passagem, mas no Estado não existe uma lei que autorize isso.

O PL de Renzo foi lido em sessão ordinária, mas devolvido para o deputado, sob o argumento de que está em desacordo com a Constituição Estadual. O deputado recorreu ao Plenário, e agora, aguarda parecer da Comissão de Justiça.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também