Deputado denuncia contas de luz da  EDP e ameaça ir até à Polícia Federal

Compartilhe:
O atual deputado estadual Vandinho Leite cobra condicionantes para que Eco-101 assuma a concessão do futuro trecho do Contorno do Mestre Álvaro. Foto: Divulgação

 

O deputado estadual Vandinho Leite cobra explicação por para da empresa sobre o aumento na conta de energia. Foto: Divulgação

Os valores das contas de energia elétrica que estão sendo cobrados pela EDP Espírito Santo além de ser alvo de recorrentes reclamações dos capixabas, pode virar caso de polícia. É o que afirma o deputado estadual Vandinho Leite (PSDB) que está prometendo instaurar uma auditoria contra a empresa para investigar supostas cobranças abusivas e abrir denúncias junto ao Ministério Público Federal e Polícia Federal.

“Estamos em busca de mostrar esse erro de cobrança e só será possível por meio de auditoria”, disse. Ainda segundo Vandinho ele tem feito peregrinação nas casas de moradores que fizeram denúncias a ele. “Domicílios que tem a mesma quantidade de pessoas e basicamente os mesmos eletrodomésticos houve aumento de 400% do consumo, isso é um absurdo. A empresa tem que ser auditada. Além disso, vou produzir um material robusto com tudo isso que estou colhendo e levar denúncia para o Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e a Polícia Federal”.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Segundo Vandinho, se for comprovado os abusos nos valores cobrados, os consumidores poderão ser ressarcidos e a empresa será multada. O parlamentar quer obrigar que a EDP adicione na conta mensal uma foto do medidor da residência. A justificativa é que com a imagem na fatura, o consumidor poderá comparar se o que está sendo cobrado condiz com o que foi consumido. “Quem fiscaliza a EDP? É a própria EDP, entao temos que desenvolver ferramentas para impedir desmandos”.

Na semana que vem o presidente da empresa deve comparecer à Assembleia Legislativa para prestar esclarecimentos sobre o aumento na conta de energia. “Nós convocamos para que o presidente da EDP do ES para explicar essas diversas denúncias que tem sido encaminhas até a Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia, da qual sou vice-presidente”, explica Vandinho.

Menos reclamações

A reportagem procurou a empresa para se posicionar sobre o tema e rebater o posicionamento do deputado estadual Vandinho Leite e a EDP se limitou a dizer por meio de nota que o número total de reclamações recebidas pelo Procon ES relacionadas à empresa caiu 46% entre 2017 e 2018.

A EDP disse ainda que busca “a excelência no atendimento aos seus clientes e, no último ano, investiu mais de R$ 300 milhões na ampliação, modernização e manutenção da rede elétrica no Estado”. A empresa também garante que criou ferramentas para facilitar a comunicação com seus consumidores. A EDP não citou e nem respondeu as acusações do deputado Vandinho Leite na nota enviada para a reportagem.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também