Deputado defende Carteira de Informação do Paciente Diabético

Documento deve conter informações básicas sobre o paciente, a fim de facilitar o atendimento em unidades de saúde
Compartilhe:
Jamir Malini vem articulando a retomada das obras da escola Aristóbulo Barbosa Leão, que começaram em 2012 e desde maio de 2014 estão paralisadas. Foto: Divulgação Ales/Tonico
Jamir Malini. Foto: Divulgação Aldo Aldesco

Uma Carteira de Informação do Paciente Diabético. O documento, objeto do Projeto de Lei (PL) 323/2017, teria detalhes da patologia, das medicações utilizadas e as recomendações para tratamento de urgência e emergência do cidadão. É o que propõe o deputado estadual Jamir Malini (PP).

A carteira seria fornecida pela Secretaria de Estado da Saúde a todo paciente diabético cadastrado no Sistema Único de Saúde (SUS) ou que usa a rede particular de saúde. Para o portador de diabetes tipo 1 ficaria a obrigação de apresentação de laudo médico comprovando a patologia. 

Segundo o deputado, existem frequentes registros de ocorrências de atendimentos de urgência aos portadores de diabetes, onde muitas vezes é oferecido o tratamento inadequado. Por essa razão, além de dados pessoais e do tipo da doença, o documento deverá conter, em destaque a frase “Paciente diabético, em caso de emergência informar essa condição ao médico atendente”.

O projeto encontra-se sob análise da Comissão de Justiça, que avalia a constitucionalidade. 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também