Deputada do ES quer proibir queima de pneus em manifestações

Compartilhe:
O Projeto de Lei é de autoria da deputada Luzia Toledo. Foto: Divulgação Ales
O Projeto de Lei é de autoria da deputada Luzia Toledo. Foto: Divulgação Ales

Uma deputada do Espírito Santo quer oroibir a queima de pneus em manifestações públicas no Estado. A medida veda também a queima de qualquer outro objeto que cause prejuízos à saúde e ao meio ambiente.

O Projeto de Lei (PL 284/2016) é de autoria da deputada Luzia Toledo (PMDB). Segundo a parlamentar as fumaças tóxicas geradas pela queima de pneus podem penetrar nos lençóis freáticos. “Minimizam a atuação do nosso sistema imunológico e o escorrimento dos derivados de pneus demoram até 100 anos para serem decompostos”, justifica a autora, destacando que a única intenção da proposta é preservar a saúde da humanidade e a natureza.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Devido ao grande volume de pneus queimados atualmente, em especial pelas manifestações, inúmeras doenças do aparelho respiratório já devem ter se instalado”, cita a autora.

A parlamentar ressalva que a matéria não tem intenção de “inibir, restringir ou diminuir as necessárias e relevantes cobranças da população para com o poder público, que muitas vezes se mostra irresponsável e surdo aos anseios da população brasileira”.

O texto da matéria define ainda como manifestação pública a reunião de pessoas em lugar público, a céu aberto, para expressar sua opinião, independente da quantidade, concordância ou repulsa, acerca de um determinado assunto, seja ele de foro público ou privado.

O projeto que começou a tramitar na Assembleia Legislativa este mês, deve passar pela análise das comissões de Justiça, Saúde, Meio Ambiente e Finanças, antes de sua votação em plenário.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também