
Desde o último dia 1º de março as aulas presenciais voltaram na Serra. Os estudantes estavam em casa há quase um ano e o formato elaborado pela Secretaria de Educação do município para os alunos voltarem com segurança às salas de aula será gradual e em formato híbrido
As primeiras turmas a voltarem a frequentar a escola foram os que estão cursando o 8º e 9º ano. Agora no dia 15 de março retornam os alunos do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental. Segundo a Prefeitura, cerca de 1.300 alunos vão se revezar entre a sala de aula e as atividades on-line.
No dia 29 de março é a vez dos alunos do 1º ao 5º ano voltarem às atividades escolares, também no modelo híbrido, ou seja, se revezando de forma segura entre a sala de aula e as atividades on-line.
As 35 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) que abriram as portas nesta fase, distribuem o conteúdo pedagógico impresso para os estudantes que têm alguma dificuldade com os recursos remotos.
Leia também
O secretário de Educação da Serra, Alessandro Bermudes, explicou que houve muito planejamento para que a volta às aulas acontecesse de forma segura e sem prejuízos para o aprendizado dos alunos.
“Nossos profissionais da educação receberam capacitação específica durante todo o mês de fevereiro. Participamos de treinamentos, assistimos palestras com especialistas altamente renomados, compartilhamos experiências, criamos ferramentas, tudo on-line para garantir segurança e preparo para esse retorno”, contou.
Além da capacitação dos profissionais, a distribuição das turmas foi pensada de forma técnica, para não causar nenhuma perda no rendimento escolar.
“O parâmetro para definir a quantidade de alunos que retornaria às aulas presenciais, foi uma medição do tamanho das salas de aula, realizada por equipe de engenheiros do setor de infraestrutura e manutenção. Dessa forma, tanto quem está em sala de aula, quanto quem acompanha de casa fica no mesmo patamar da grade curricular ”, explicou.
A volta às aulas na Serra aconteceu no dia 1º de março, com EMEFs equipadas com totens de álcool em gel, dispensers de sabonete líquido, marcações no piso, carteiras e bancadas, de modo a garantir o distanciamento entre pessoas, distribuição de máscaras, aquisição de termômetros digitais, entre outras medidas, conforme orientação das autoridades sanitárias.
CMEIs
As crianças com até 5 anos de idade, matriculadas nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) estão participando de atividades remotas desde o dia 1º de março, que vão desde o acolhimento até encontros virtuais para mostrar habilidades como cantar, dançar, contar histórias, ler e muito mais.

