Depois de 16 dias na Serra, mochileiros argentinos partem de bicicleta rumo a Itaúnas e Bahia

Compartilhe:
Edson Reis, ao centro, com os argentinos Isidro e Adrian na igreja de São José do Queimado. Foto: Divulgação

Os mochileiros argentinos Adrian Alberto Espana e Isidro Dominguez, o Tatu, se despedem da Serra nesta quinta-feira (27) quando seguem viagem sobre duas rodas rumo às dunas de Itaúnas e logo após para a Bahia depois de ficarem 16 dias hospedados na casa do fotógrafo Edson Reis, em Jardim Bela Vista, região da Serra Sede.

Os amigos que vieram pedalando para a Serra chegaram a cidade afim de descansar e dar ‘um grau’ nas bicicletas para recomeçar a aventura em busca de liberdade e do desconhecido.

Durante a estadia na cidade, os argentinos contam que foram muito bem recebidos e agradeceram a ajuda da galera do pedal do município que segundo eles “fortaleceu demais”, além do comerciante Márcio da Shalom Bikes que reformou as bikes e colocou peças novas pagas com as doações dos ciclistas serranos.

“Muita gente contribuiu, a galera daqui fortaleceu demais e agradecemos muito por isso. A galera do pedal doou as peças novas pra que nossas bikes ficassem novinhas em folha e prontas para aguentar mais alguns quilômetros de pedaladas”, disse Adrian.

Com as doações feitas diretamente a Shalom Bikes, as bicicletas ficaram novas, com marchas, pneus, freios, bagageiro, câmaras e caixotes: tudo novo.

Os aventureiros conheceram diversos pontos turísticos da cidade, como a igreja de São José do Queimado; a estátua do herói da Insurreição do Queimado, Chico Prego, na Serra Sede; a Igreja e Residência dos Reis Magos, em Nova Almeida; o Mestre Álvaro e aproveitaram para experimentar a comida servida no fogão a lenha, do Sítio Recanto Mestre Álvaro, que fica na região rural do município.

Também chegaram a fazer um tour pelas praias da Serra de carro e até fizeram pedal com o grupo de ciclistas da Serra, conhecido como Fantasmas.

Adrian e Isidro também ganharam presentes como o livro Insurreição do Queimado, do escritor Irineu Cruzeiro.

Adrian é de Buenos Aires e foi de lá que ele veio pedalando sozinho até chegar ao Rio de Janeiro e encontrar o amigo Isidro que se juntou a ele rumo a Serra.

“A gente tem muito a agradecer a todos os envolvidos. O pessoal do grupo de pedal, o grupo Fantasmas, a gente pedalou com a galera e foram essas pessoas que movimentaram tudo pra que nossas bikes ficassem perfeitas. Nosso agradecimento especial a Penha e também ao Márcio e principalmente ao Edinho que foi o epicentro de tudo. Hospedou a gente, apresentou tudo para nós. Nos deu muita força. Por mais pessoas no mundo como o Edinho, que é uma pessoa do bem”, agradece Adrian.

Pedalada com o grupo Fantasmas, da Serra. Foto: Divulgação

Pedalada e subida ao “Mestrão”

Os argentinos fizeram pedalada com o grupo Fantasmas da igreja Matriz até o trevo de Jacaraípe.

Além disso subiram o Mestre Álvaro, pela trilha das Àguas e conheceram também as Três Marias.

Adrian com Edson Reis em Itaúnas. Foto: Divulgação

De volta ao começo

Adrian e Isidro vão sair da Serra rumo a Itaúnas onde tudo começou. Foi um comerciante da vila de pescadores que deu a Adrian a bicicleta e foi lá que surgiu a ideia de cruzar países pedalando.

“Vamos seguir o caminho rumo às dunas de Itaúnas e seguir para a Bahia. Vamos passar por diversas cidades até chegar lá. E foi em Itaúnas, no sítio Riacho Doce que ganhei a bicicleta e onde as pedaladas começaram. Então vou completar a volta depois de 4 anos. Foi lá que conheci Edinho e ganhei a bike, vou me reencontrar com o pessoal que me deu a bicicleta. Então tem tudo a ver com a história”.

Saiba mais

+ De mochilão e bicicleta, amigos vem pedalando da Argentina para conhecer belezas da Serra

Confira algumas fotos dos argentinos na Serra

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também