Delegado poderá aplicar medidas de proteção à mulher vítima de violência

Compartilhe:
VIDIGAL
O deputado federal capixaba Sérgio Vidigal (PDT) é autor do projeto

Mulheres vítimas de violência doméstica ganharam mais uma ferramenta para evitar novas agressões, enquanto aguardam decisões da Justiça. A Câmara dos Deputados aprovou na última terça-feira (29) o Projeto de Lei 36/2015, de autoria do deputado federal capixaba Sérgio Vidigal (PDT-ES), que define procedimentos do atendimento policial e pericial especializado nos casos de violência contra a mulher, acrescentando artigos à Lei Maria da Penha (Lei 11.340/06).

Uma das principais novidades é a permissão dada ao delegado de polícia, preferencialmente da Delegacia de Proteção à Mulher, para aplicar provisoriamente, até decisão judicial, medidas protetivas da vítima e de familiares.
O delegado poderá decretar essas medidas se verificar a existência de risco atual ou iminente à vida ou integridade física e psicológica da vítima ou de seus dependentes.

Medidas previstas

Entre as possíveis medidas, que serão aceitas ou revistas pelo juiz em 24 horas, estão a proibição de o agressor se aproximar da ofendida, de seus familiares e das testemunhas, com limite mínimo de distância entre eles; proibição de manter contato com a ofendida, seus familiares e testemunhas por qualquer meio de comunicação; e proibição de frequentar determinados lugares a fim de preservar a integridade física e psicológica da ofendida.

 O atendimento policial e pericial especializado e ininterrupto terá de ser prestado, preferencialmente, por servidoras do sexo feminino previamente capacitadas.

 

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também