Degradação de alagados gera multa de R$ 50 mil e embargo

Compartilhe:
A área atingida pela ação normalmente fica alagada, mas estava assim na última sexta-feira (10). Foto: Edson Reis
A área atingida pela ação normalmente fica alagada, mas estava assim na última sexta-feira (10). Foto: Edson Reis

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Serra (Semma) embargou e multou em R$ 50 mil uma mineradora que atua na região do Queimado por devastar uma área de brejo no entorno do Mestre Álvaro. Segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, não há licença ambiental para intervenções no local da degradação.

Além das sanções, os responsáveis terão que recuperar o local. A Semma deu prazo de 30 dias para que apresentem um Plano de Recuperação da Área Degradada (PRAD) do local. Se aprovado, a mineradora terá que apresentar um cronograma de implementação desse PRAD.

Do Instituto Mestre Álvaro (IMA), o ativista Edson Reis conhece a região há anos. Segundo ele, a degradação dos alagados começou em 2009, mas foi embargada após denúncias. Edson acredita que o retorno das atividades no local está relacionado com a valorização das áreas com a expectativa de início das obras do Contorno do Mestre Álvaro, que irá cortar um trecho dos terrenos alagados na região.

“Não podem ocupar essas áreas. Elas continuarão a servir como depósitos de água em épocas chuvosas e isso vai ser mais importante ainda quando for construída a estrada, uma vez que esta já vai gerar grande impacto na região. Se aterrarem os brejos vai piorar as inundações nos polos industriais e bairros já instalados nessas baixadas”, avalia.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também