Decisão da Executiva nacional do PT sobre eleição no Espírito Santo até quinta

A Chapa "Pra Voltar a Sonhar", representada pelo deputado federal Givaldo Vieira, acionou a Executiva Nacional contra a anulação dos votos em oito municípios capixabas
Compartilhe:
O deputado Givaldo Vieira. Foto: Divulgação
O PED aconteceu no dia 9 de abril. Foto: Divulgação

A decisão da Executiva Nacional do PT sobre o Processo de Eleição Direta (PED) do partido no Espírito Santo deverá ser anunciada até a próxima quinta-feira (27). 

 
A Chapa “Pra Voltar a Sonhar”, que disputa o comando do Partido dos Trabalhadores (PT) no Estado, endereçou à Nacional recurso contra a determinação da direção estadual da legenda, que anulou os votos de oito municípios capixabas, na etapa municipal da eleição, ocorrida em 9 de abril.
 
Segundo justificativa dos dirigentes estaduais, houve irregularidades nas eleições dos municípios de Águia Branca, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Governador Lindenberg, Ibatiba, Brejetuba, Pinheiros e Santa Teresa. Com isso, o pedido de anulação, feito em desfavor de dez municípios, foi acatado pelo grupo para os oito citados. 
 
Segundo a assessoria do deputado federal Givaldo Vieira, ele está otimista em relação à decisão da Executiva Nacional sobre o caso. 
 
Entenda:
 
Na etapa municipal para escolha dos novos dirigentes do PT capixaba, ocorrida no dia 09 de abril, Givaldo Vieira, cotado para a Presidência Estadual do partido, alcançou a maioria dos votos 2.648 (51%); seguidos pela chapa do deputado Nunes, com 1.477 votos (28%) e a de João Coser, atual presidente, que levou 1.039 votos (19.87%).  
 
Na noite de 18 de abril, a Executiva estadual do partido deliberou a anulação dos votos em oito municípios capixabas (Águia Branca, Alfredo Chaves, Barra de São Francisco, Governador Lindenberg, Ibatiba, Brejetuba, Pinheiros e Santa Teresa). Com isso, Givaldo perdeu o status de favorito e amargou a redução do seu percentual para 48%, contra o ex-prefeito de Vitória, João Coser, que totaliza 20.83% e Nunes, que soma agora 30.7%. 
A indicação de delegados à etapa estadual é proporcional ao número de votos alcançados na municipal. Portanto, Givaldo fica em desvantagem em relação aos adversários. 
 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também