Da medicina para a política: médica da Serra quer fim de clientelismo e reestruturação do SUS

Compartilhe:
serra
Crédito: Divulgação

Dra. Sônia Coutinho, médica pioneira na Serra e no Espírito Santo foi a convidada do Serra Podcast. Nesta segunda parte, a candidata ao cargo de deputada federal, conta que na sua época de universitária atuava na ‘esquerda’, mas hoje pode ser considerada 100% de ‘direita’. A médica ainda criticou a atual situação do Sistema Único de Saúde (SUS), do qual defende uma reestruturação.

Sônia é natural de Aracruz; e ficou órgão de pai com apenas um ano de idade; e com sete, perdeu a mãe. Criada até os 14 anos pela irmã mais velha, Sônia saiu de Aracruz e veio para a Grande Vitória, junto com uma sobrinha de mesma idade. Sônia estudou, passou em medicina na UFES aos 21 anos e se formou.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

No entanto, os detalhes de sua vida pessoal você pode conferir na primeira parte do Podcast (clique aqui para acessar). O foco do segundo bate papo é sobre sua entrada no ramo político. Dra. Sônia confirma que sempre foi questionadora, desde a época da faculdade.

A candidata ainda destacou que é apoiadora do atual presidente Jair Bolsonaro, que é candidato a reeleição. “Quero ajudar ainda mais o nosso país e a figura do nosso presidente. O governo dele está dentro das minhas expectativas”, disse.

Fim do clientelismo e reestruturação do SUS

Dra. Sônia ainda destacou que sua principal bandeira será a saúde. “Defendo uma medicina para todas as pessoas. Acho que temos que acabar com o clientelismo entre os políticos”, destacou.

E prosseguiu: “acredito que precisamos de uma reestruturação total do SUS. O sistema no papel é muito bonito, mas não chegou ainda no seu objetivo na prática”, completou.

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também