Serra, 22 de setembro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 8 de Fevereiro de 2018 às 9:28

Curta metragem baseado em fatos reais será exibido em São Diogo


O curta metragem Joelma será exibido no sábado (10) às 18 horas no Centro Cultural Eliziário Rangel. Foto: Divulgação

Neste sábado (10), às 18 horas, o Cineclube Rosilda Moreira, que fica no Centro Cultural Eliziário Rangel, vai exibir o curta metragem Joelma, baseado em fatos reais.

A direção é de Edson Bastos e o curta narra os conflitos da personagem Joelma, que diante da não aceitação da sua identidade de gênero por parte de seu pai, é posta para fora de casa, mudando-se para Salvador. Lá, conhece Antônio, um mendigo, por quem se apaixona e casa. Após fazer a cirurgia de redesignação sexual retorna para Ipiaú, sua cidade natal, onde tem sua rotina bruscamente alterada, com o surgimento de João, pivô do assassinato que mudará sua história.

Joelma é uma das primeiras transexuais da Bahia e consequentemente do Brasil. Tem uma trajetória marcada pelo respeito e pela dignidade. Tem uma trajetória marcada pelo respeito e pela dignidade. Ao longo dos seus 67 anos de idade, Joelma passou por diversos conflitos e sofreu muito preconceito.

Para Edson, contar a história de Joelma no cinema parte de uma necessidade pessoal e profissional. “Sempre escrevo sobre personagens da cidade onde nasci, Ipiaú. É de lá que busco referências para mostrar para o mundo, aquilo que vivi e vi. Joelma é fragmentação em diversas instâncias: fragmentação do sujeito, do discurso, da narrativa, da menor unidade de ação da linguagem cinematográfica é uma pesquisa, é justamente no curta metragem que encontramos mais espaço para a experimentação. Estamos atualmente num momento de transição, no qual velhas referências que estabilizavam nossas percepções e metodologias perdem paulatinamente o sentido. Ser transexual é apropriar-se do seu corpo, da sua estrutura física e psíquica e ser feliz da forma como sempre sonhou. Joelma vem dizer que todo ser humano deve ser tratado com dignidade.”

O Eliziário Rangel fica na Rua Gonçalves Dias, nº 1201. O telefone de contato é o 3065-2820 e o 9 9830 8813.

Confira o teaser do curta:




O que você acha ?

Qual é a sua avaliação sobre a qualidade de água dos córregos, rios e lagoas da Serra ?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por