Especial: pandemia de coronavírus

Covid: É FALSO que 300 profissionais de saúde da Serra foram infectados por mutação de Manaus

Pacientes de Manaus foram transferidos para o Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, na Serra, no final da última semana. Foto: Divulgação

Uma informação de que 300 trabalhadores envolvidos na transferência e no acolhimento dos pacientes com Covid-19 vindos de Manaus teriam sido infectados por uma variante do coronavírus tem circulado pela internet e assustado capixabas. Segundo as mensagens espalhadas em grupos de redes sociais e aplicativos de mensagens, os profissionais de saúde do Hospital Dr. Jayme dos Santos Neves, em Morada de Laranjeiras, seriam os mais afetados. Mas será que é verdade ou se trata de uma fake news?

O TEMPO NOVO apurou que a informação é falsa. Até o momento, nenhum trabalhador que teve contato com os 36 pacientes de Manaus – que chegaram ao Espírito Santo na semana passada – foi diagnosticado com coronavírus e, consequentemente, não há indícios de contaminação pela variante registrada no Amazonas.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) está testando todos esses profissionais por meio de exame de RT-PCR, desde o último sábado (23), antes do 3º dia de contato com os pacientes. De acordo com a Sesa, os funcionários que apresentarem resultados positivos ou inconclusivos serão isolados imediatamente e todos seus colegas e familiares também realizarão o teste par evitar que haja uma onda da nova variante também no estado.

O médico infectologista que coordenou a transferência dos amazonenses para o Estado, Mayke Armani, garante que a testagem é uma medida a mais para a vigilância adequada do processo. “Medidas como esta são reconhecidas internacionalmente como protocolo adequado e efetivo de rastreio. Além de manter o cuidado com os pacientes que nos dispomos a receber, de forma solidária como o SUS se apresenta, também queremos incrementar a biossegurança dos trabalhadores que estão na linha de frente do atendimento”, disse.

+ Coronavírus: 8 pacientes de Manaus internados em hospital da Serra já podem receber alta

De acordo com Armani, os resultados positivos detectados em um período inferior a 48h do contato com os pacientes do Amazonas, possivelmente se tratam de infecções anteriores à chegada dos pacientes ao Estado, com características de casos assintomáticos. “Por isso, vamos monitorar de forma sistemática esses trabalhadores com testagem de 48/96 horas, independentemente da apresentação de sintomas, para garantir isolamento oportuno. Tal medida se aplica a todos os trabalhadores que tiverem contato com estes pacientes”, afirmou o médico.

Pacientes internados

As impressões iniciais, ainda não conclusivas, indicam que o perfil dos pacientes do Amazonas não difere consideravelmente dos já tratados no Hospital Dr. Jayme. A médica infectologista, coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) do Hospital Dr. Jayme, Daniela Feitosa, explica que a percepção, até o momento, é de que os pacientes não apresentam gravidade diferenciada.

“Estamos analisando o quadro clínico destes pacientes em comparação com o atendimento habitual que prestamos no hospital. Ainda é cedo para analisarmos a evolução clínica, porque são poucos dias de internação, mas, até o momento, a percepção é de que a doença pouco difere”, explicou Daniela Feitosa.

Dos 36 amazonenses internados, 17 estão em isolamento de UTI e 19 em isolamento de enfermaria. Destes, oito têm potencial para alta até o final desta semana. No entanto, mesmo com a melhora clínica, a transferência dos pacientes de volta para Manaus está condicionada ao critério de testagem de RT-PCR negativo.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vereador da Serra é processado por propaganda eleitoral antecipada

Após citar um slogan de campanha, seguido de um número, supostamente de candidatura, o vereador Rodrigo Caçulo (PRB) se viu…

6 horas atrás

Governo envia equipe com 12 bombeiros para o RS nesta quinta

A terceira equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) será enviada, nesta quinta-feira (16), às 18h, para…

10 horas atrás

Comediante Haeckel Ferreira apresenta stand-up “Rá, Rá, Rá!”, em Vitória

No próximo dia 31 de maio vai ter show de stand-up "Rá, Rá, Rá!" na Casa da Música Sônia Cabral,…

10 horas atrás

Vandinho propõe lei de ressarcimento automático por perda de sinal de internet no ES

A telefonia no Brasil frequentemente figura entre os serviços mais mal avaliados pelos consumidores, especialmente no que diz respeito à…

11 horas atrás

Bar da Serra promove TBT Saloon com forró e sertanejo

Quem sente saudades dos tempos áureos do extinto Saloon, que funcionava no Parque de Exposições em Carapina, na Serra, tem…

12 horas atrás

Parque da Cidade terá festival de cerveja artesanal com música e gastronomia

Na próxima semana, o Parque da Cidade recebe mais um festival de cerveja artesanal. O Serra  Beer Festival será realizado…

13 horas atrás