21.1 C
Serra
sábado, 11 de julho de 2020

Coronavírus | Quando a falta de ar pode indicar Covid-19?

Leia também

Serra ultrapassa 9 mil casos confirmados e já possui 358 mortes causadas pela Covid-19

Seguindo na vice-liderança de casos confirmados de coronavírus no Espírito Santo, a Serra já ultrapassou a triste marca de...

Prefeitura abre vacinação contra gripe para todos os moradores da Serra

Após finalizar a campanha de vacinação contra a gripe Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a imunização para...

Empresa de segurança que aluga cães é denunciada por abandono na Serra

Após receber denúncias de abandono de animais de propriedade de uma empresa de segurança que trabalha com aluguel de...
Redação Jornal Tempo Novo com informações de assessoriahttps://www.portaltemponovo.com.br
O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Um dos sinais mais importantes e que se deve ligar o alerta é a falta de ar. Foto: Divulgação

Neste momento de pandemia, não é incomum as pessoas ficarem em dúvida sobre quando se preocupar com alguns sintomas. Um dos sinais mais importantes e que deve ligar nosso alerta é a falta de ar.

 
A pneumologista da Unimed Vitória Karina Tavares explica que o desconforto respiratório é um dos sintomas mais preocupantes quando se trata de Covid-19, e que geralmente ele vem associado com coriza, tosse seca (ou com catarro) e febre. “Algumas pessoas também apresentam garganta inflamada, dores no corpo, congestão nasal e diarreia”, pontua.
 
Karina destaca que se a falta de ar for leve, não é preciso ir de imediato ao pronto-socorro. “É importante monitorá-la. Se ela persistir, procure uma unidade de saúde. E se, além da falta de ar, houver outros sintomas gripais relevantes, aí sim, o melhor é buscar atendimento médico”, alerta.
 
Ansiedade e asma
 
É importante ressaltar que a situação de isolamento tem feito com que se confunda crises de ansiedade com falta de ar. “Os sintomas da falta de ar causada pelo coronavírus podem ser também chiado no peito e ofegância. O normal é respirar cerca de 16 vezes por minutos. Se passar de 24 vezes, é um sinal de alerta. Pontas dos dedos e lábios roxos também são sinais importantes e pedem urgência”, diz a pneumologista.
 
Nesse momento de isolamento, a ansiedade pode gerar em algumas pessoas um certo desconforto respiratório, opressão no peito e a sensação de falta de ar. “Algumas pessoas acabam confundindo a angústia e a ansiedade com a falta de ar real, aquela que pode indicar Covid-19. É preciso fazer essa distinção e tentar manter a calma”, orienta a médica.
 
Os asmáticos também precisam ficar bastante atentos. “Geralmente, o asmático já conhece a falta de ar que sente durante as crises de asma. As crises asmáticas, normalmente, não apresentam febre, como acontece com a Covid-19”.
 
Se o paciente asmático fizer uso de sua medicação de rotina e a crise de falta de ar for controlada, o ideal é não ir ao pronto-socorro. “É melhor ficar em casa para não correr risco de se contaminar com o coronavírus”.
Além da ansiedade e da asma, outros problemas de saúde podem causar falta de ar ou desconforto respiratório, como bronquite, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) ou Coronariana (ICo).
Comentários

Mais notícias

Prefeitura abre vacinação contra gripe para todos os moradores da Serra

Após finalizar a campanha de vacinação contra a gripe Influenza, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a imunização para todos os moradores da Serra. ...

Empresa de segurança que aluga cães é denunciada por abandono na Serra

Após receber denúncias de abandono de animais de propriedade de uma empresa de segurança que trabalha com aluguel de cães de raça, localizada no...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!