Nascido em Itarana no interior do Espírito Santo, Juliano foi criado em Juatuba, distrito de Laranja da Terra. Desde cedo, já trabalhava com sua família na lavoura plantando tomate, café e outros. Ainda jovem, mudou-se com sua família para Cariacica Sede, região metropolitana de Vitória. Devido ao uso de agrotóxicos usados nas plantações, acabou afetando a saúde seu pai José Spanhol. Juliano tinha 4 irmãos, por isso precisou trabalhar aos 13 anos como Office Boy para ajudar seu pai e sua mãe Margarida Spanhol.
Juliano acompanhava sua avó Eva Maria à Igreja Assembleia de Deus, e batizou-se. Ele era bem participativo no grupo de louvor. Sua avó foi seu grande exemplo de fé, mas um tempo depois ela veio a falecer. Mesmo com toda dor Juliano continuou a servir a Deus, mas desta vez na Igreja Cristã Maranata.
Seu irmão Jean iniciou sua carreira secular e convidou Juliano, mas inicialmente ele não aceitou. Depois de um tempo ele decidiu cantar junto com seu irmão e assim nasceu a dupla Jean e Juliano. Eles cantavam em vários bares da região e de cidades vizinhas, até que um certo dia o prefeito fez o convite para eles cantarem numa festa da cidade, e um empresário gostou muito da dupla e decidiu levá-los para Caratinga, Minas Gerais. Onde também trabalhou como garçom no restaurante Sabor Mineiro.
Minas foi o berço musical da dupla onde ficaram por mais de uma década, e depois foram para São Paulo, onde moraram por 2 anos. Por lá, foram contratados por uma gravadora e lançaram 7 discos e um DVD com participação dos filhos de Leandro e Leonardo e outros artistas. Com estes trabalhos obtiveram sucesso em todos projetos lançados. Depois retornaram a terras capixabas e tornaram-se apresentadores do programa de TV Country e Cia, que foi líder de audiência por anos nas telinhas dos capixabas.
Leia também
Jean e Juliano tiveram canções nos topos das paradas do Brasil, uma delas a música “Sem vergonha mais romântico do Brasil” que ficou entre as 10 mais tocadas nas rádios do Brasil.
A dupla gravou com muitos artistas como: Zezé de Camargo e Luciano, Daniel, Leonardo, Ataíde e Alexandre e outros. Jean depois decidiu seguir em carreira solo, e Juliano fez dupla com Jean Emília, seu amigo e vizinho da cidade Joatuba e é bem parecido com seu irmão. A dupla seguiu fazendo shows nacionais, fizeram vario shows também internacional, a dupla Jean e Juliano se apresentou em Barretos na maior festa de peão do Brasil. Apresentaram em vários programas como do Ratinho e Raul Gil.
Foram 25 anos de carreira e com mais de mil apresentações nas maiores festas do Brasil como atração nacional.
Juliano nunca se esqueceu dos ensinamentos da sua avó, e de vez em quando ia à Igreja. Em meados de 2019, Deus começou falar mais forte ao seu coração, e ele pediu ao seu produtor que tirasse todas as bebidas alcoólicas do seu camarim. E ele sentiu que precisava mudar o repertório da dupla, já que as letras de suas músicas eram pejorativas.
Durante pandemia da Covid-19 no ano 2020, os eventos pararam e Juliano precisou se reinventar, e investiu num comércio de alimentos e remédios para animais. Nesse período Deus abriu seus olhos espirituais, e percebeu que muitas pessoas ainda não conheciam a Deus, e no seu escritório nas horas vagas começou a se aprofundar mais na sua vida espiritual, estudar mais a Bíblia Sagrada e assistir pregações no YouTube.
Juliano teve Covid, ficou muito mal e o Senhor o curou. A partir dessa experiência, ele e sua noiva decidiram render suas vidas a Deus e se casaram na Igreja.
O empresário da dupla apresentou um novo projeto para retornarem ao auge após a pandemia. Mas Juliano sentia no seu coração que não era mais aquilo que Deus tinha para sua vida, e o Espirito Santo começou a incomodá-lo. Porém ele ficou preocupado pois a música secular era seu trabalho, de onde vinha seu maior sustento. Até que certo dia conversando com um casal de amigos ele pôde entender como suas músicas seculares não cooperavam para o que Deus queria pra sua vida e vida.
E Juliano continuou pedindo uma resposta de Deus para seus questionamentos, e Deus usou pessoas para falar diretamente com ele. Mas ele ainda precisava de uma experiência maior com Deus, até que um dia ele foi a praia, sentou na areia e olhando para o mar ficou pedindo a Deus que falasse com ele, e indo embora para a casa sentou-se no sofá e olhou para fora da janela e contemplou o céu, e começou a chorar e ajoelhou-se diante de Deus, e disse:
“Senhor, eis-me aqui, fala com teu servo! E naquele momento a porta da sala se abriu e entrou um vento suave como uma brisa e tocou o corpo dele, e ele se arrepiou e sentiu fortemente a presença do Espírito Santo. E ele perguntou: – es tu Senhor? Entra, fica e fala comigo?! Então ele ouviu uma voz que dizia: – Escreve, escreve… E Juliano sem entender, pegou um papel e uma caneta e começou a escrever. E quando Juliano leu o que estava escrito, Deus falava sobre ele. E lendo aquelas coisas ele clamou ao Senhor e firmou um compromisso com Deus”, contou o músico.
Atualmente, Juliano louva ao Senhor e faz parte de uma gravadora gospel, a Gravadora Belém. Juliano Lançou seu primeiro trabalho, que foi gravado em São Paulo e produzido por um grande produtor gospel, a largada gospel iniciou se com o louvor ” Deus vai te levantar” que a participação super especial de umas das duplas gospel mais respeitado do Brasil. Rayssa e Ravél, e logo após a canção “Abre os Céus” em seguida vem a canção que é o seu testemunho.
Contato para shows e apresentações pode ser feitos pelo 027-3055 3033 ou 027- 98831 0140 com Jam Produções.
