Conta de energia elétrica de novembro será mais alta

Compartilhe:

Uma reclamação constante dos consumidores capixabas é a conta de energia que tem valores muitos altos. Pois quem acha que em outubro, a conta estava cara, prepare o bolso, porque em novembro a bandeira tarifária será vermelha com patamar 1.

Isto significa que a cada para cada 100 quilowatts-hora consumidos será cobrado o valor a mais de R$ 4,169.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) novembro normalmente se caracteriza pelo início do período úmido nas principais bacias hidrográficas do Sistema Interligado Nacional (SIN). Todavia, o regime de chuvas regulares nessas regiões tem se revelado significativamente abaixo do padrão histórico. A previsão hidrológica para o mês também aponta vazões afluentes aos principais reservatórios abaixo da média, o que repercute diretamente na capacidade de produção das hidrelétricas, elevando os custos relacionados ao risco hidrológico (GSF). Essa conjuntura demanda elevação do acionamento do parque termelétrico, com consequências diretas sobre o preço da energia (PLD). O PLD e o GSF são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada.

O sistema de bandeiras tarifárias foi criada pela Aneel e funciona da seguinte forma: as cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também