Construção de rampa de voo livre degrada área de preservação em Anchieta com participação de vereador

Compartilhe:
Local degradado para implantação da rampa na Apa Monte Urubu. Foto: Divulgação
Local degradado para implantação da rampa na Apa Monte Urubu. Foto: Divulgação

Uma porção da Área de Proteção Ambiental (APA) Municipal Monte Urubu em Anchieta, sul do ES, foi degradada para a construção de uma rampa de voô livre. A ação, que envolveu o uso de trator para a retirada de remanascentes de mata Atântica, foi estimulada pelo vereador Niltinho Brandão (PSC), que participou da ação e inclusive fez postagem em rede social alusiva à rampa.

O desmate ocorreu há um ano, mas voltou à tona recentemente quando outro vereador de Anchieta, Professor Robinho (Avante), enviou ofício à Secretaria de Meio Ambiente do município pedindo explicações sobre a construção da rampa no local. O ofício foi enviado no último dia 23 de junho.

Foto 2: Imagem do requerimento feito por Robinho à Secretaria do Meio Ambiente pedindo explicações sobre o desmate. Foto: Reprodução

Na ocasião das obras para a implantação da rampa, o vereador Niltinho fez publicação em rede social no dia 16 de julho de 2021 informando que os trabalhos para “limpeza” do terreno e alargamento da estrada de acesso foram executados por uma retroescavadeira. Na mesma postagem, Niltinho agradece ao prefeito Fabrício Pétri (PMDB), e a secretários municipais – inclusive a de Meio Ambiente, Jéssica Freitas – pelo apoio ao empreendimento. Também agradece a uma empresa especializada em voo livre por fazer um voo na ocasião e constatar a aptidão do local para a prática.

Foto três: Publicação do vereador Niltinho em 16 de julho do ano passado. Imagem: Reprodução Facebook

Na publicação não fica claro se o maquinário foi cedido pela Prefeitura de Anchieta ou se foi iniciativa particular. E até o momento desta publicação, a Prefeitura não confirmou se participou da ação.

Niltinho também aparece num vídeo usando uma foice para roçar o local que depois acabou sendo passado trator. Veja:

Rampa não estaria sendo utilizada

Um morador da região que pediu para não ter o nome divulgado, afirma que não tem acontecido voôs no local. “Fizeram voos na época em que abriram a rampa, mas depois não vi mais. Acho que as autoridades se arrependeram da besteira que fizeram na área de preservação”.

A reportagem procurou o verador Niltinho Brandão, mas não conseguiu contato via telefone do gabinete. E enviou e-mail para o endereço do gabinete divulgado no site da Câmara de Anchieta. Porém, até o momento desta publicação, não obteve retorno.

Já o vereador Professor Robinho, apesar de ter pedido explicações ao Meio Ambiente local sobre o desmate, preferiu não falar com a reportagem.

Tempo Novo também entrou em contato com a Prefeitura de Anchieta e repassou os questionamentos para a assessoria de imprensa. Mas, até o momento desta publicação, não houve retorno.

Local tem terrenos públicos e privados

A APA abrange remanescentes de Mata Atlântica que cobrem o Monte Urubu, localizado entre as comunidades de Belo Horizonte, Chapada do Á e Monteiro, zona rural de Anchieta. Segundo o site da Prefeitura local, a APA criada pelo Decreto 4.585/2013 tem 523 hectares, abrangendo terrenos públicos e privados. De acordo com o mesmo site, preserva um dos “mais significativos trecho de Mata Atlântica do Município”.

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também