Conheça professores que entraram na política para fazer a diferença na educação da Serra

Compartilhe:

“Professor é aquele que partilha o que sabe, procura o que não sabe, pratica o que ensina, pergunta o que ignora e vai em busca daquilo que é a capacidade de não ser exclusivo”. As palavras do professor Mário Sérgio Cortella resumem o cotidiano dos profissionais do magistério, que compartilham informação e conhecimento ao longo de suas trajetórias de vida.

Nesta sexta-feira (15) comemora-se o Dia do Professor, e o Jornal Tempo Novo ouviu alguns representantes do magistério que deixaram as salas de aula para ocupar funções  na vida pública. Professor Alex Bulhões (PMN), Professor Artur Costa (SDD) e Professor Rurdiney são vereadores da Serra. A reportagem ouviu ainda o ex-deputado estadual Professor Roberto Carlos.

Professor Alex Bulhões. Foto: Divulgação

Após atuar 11 anos como diretor escolar, amigos e membros da comunidade escolar sugeriram que Alex Bulhões representasse a categoria na Câmara de Vereadores. Por isso decidiu se candidatar a vereador da Serra. Segundo ele, o dia do professor é para enaltecer as lutas da categoria e refletir junto à sociedade acerca dos desafios de estar na sala de aula em condições adversas e extremas, as quais impactam diretamente no trabalho dos docentes e na formação dos estudantes.

“Frisar isso é importante, visto que é comum a sociedade e os gestores públicos atribuírem ao professor a figura romântica de um ‘sacerdote da educação’, pesando em seus ombros obrigações que muitas vezes não lhe cabem, descartando até o fato de que lecionar é, antes de tudo, uma profissão, escolhida por diversos motivos que não apenas o amor por ensinar.

A data também serve para lembrarmos os avanços conquistados graças às infinitas lutas da categoria e àqueles que entendem o quão relevante é o papel do professor e da educação enquanto política pública na formação de uma sociedade mais consciente e inclusiva”, avaliou.

O professor Alex Bulhões se formou na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) no ano de 1997. Leciona a disciplina de Matemática há 30 anos em escolas municipais e estaduais da Serra. Também é especialista em Educação Matemática. Durante 11 anos, atuou como Diretor na EMEF Julite Miranda Freitas, em Nova Almeida.

Professor Artur com alunos. Foto: Divulgação

Artur Costa atuou na educação durante 15 anos, antes de ingressar na vida pública. Ele é professor de Educação Física e também como professor de alunos com necessidades especiais, área em que tem uma especialização acadêmica.

“Na educação, tenho duas bandeiras principais: a de que a valorização do profissional alcance todos os envolvidos no processo, do porteiro da escola ao diretor, e que o esporte seja visto como um aliado na educação de jovens, pois ajuda a desenvolver o aluno em todas as áreas de sua vida.

A minha inserção no política foi via projetos esportivos sociais, ainda acadêmico fundei um projeto de handebol para adolescentes e trabalharei em uma casa de reabilitação utilizando a prática da atividade física como ferramenta para auxiliar pessoas a se livrar do vício das drogas, poder ajudar e ver os resultados é gratificante. Cada vez fui me envolvendo mais em projetos e vi na política mais um forma para ajudar com mais eficiência a população”, contou.

Professor Rurdiney. Foto: Divulgação

O Professor Rurdiney atua há 20 anos como professor de Matemática, nas redes municipal e estadual. Ele também já atuou na rede privada e com ensino superior.

“Acredito na educação como um vetor social para a transformação das pessoas. Um dos fatores que me motivaram a vir para a política e ser candidato a vereador é que, por mais que eu acredite que a educação é um vetor de transformação, a educação ser uma política pública de qualidade, voltada para a necessidade das pessoas, por si só muda muito pouco a vida das pessoas. Então a política também é um grande vetor de transformação social e tem condição de mudar a vida das pessoas para melhor”, disse.

Professor Roberto Carlos. Foto: divulgação

O ex-vereador Professor Roberto Carlos (PT) lembra que na semana que se comemora o dia dos professores, é sempre importante lembrarmos da necessidade da valorização desse profissional.

“O professor não encerra sua jornada quando toca o sinal do fim da aula. Ali começa a construção de estratégias múltiplas para melhor construir uma relação amigável entre o ensino e a aprendizagem. Tenho orgulho dos quase 20 anos lecionando a disciplina que eu amo. O amor pela Geografia é o amor pelo planeta e por seus habitantes.

Eu disputei minha primeira eleição em 2004, e nesse momento o ES vivia um momento de virada, depois de alguns insucessos administrativo e político, que afetou toda sociedade capixaba, eu me senti impelido a apresentar meu nome para ser apreciado pela população, e fui eleito com 2502 votos, e procurei inovar com um mandato participativo”, lembrou.

Dia do Professor:

A data foi estabelecida em 1963, durante o governo de João Goulart, e também faz referência ao dia em que D. Pedro I, imperador do Brasil, no ano de 1827, baixou um decreto imperial, criando o Ensino Elementar no Brasil.

A Serra tem em sua rede municipal 4.066 professores atualmente.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também