Congo, fé e show nacional na  festança de Nova Almeida | Portal Tempo Novo

Serra, 17 de outubro de 2018

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 19 de Janeiro de 2018 às 9:26

Congo, fé e show nacional na  festança de Nova Almeida

Por Ana Paula Bonelli
[email protected]

 

As casacas estilizadas são uma parte da Festa de São Sebastião: na banda Recongo o instrumento toma várias formas com cara de santos e personagens. Foto: Fábio Barcelos

Ana Paula Bonelli

Até sábado (20) acontece em Nova Almeida, a tradicional festa de São Sebastião e São Benedito, com muito congo, religiosidade e shows, com destaque para atração nacional, o ex-vocalista da banda Araketu, Tatau.

As casacas estilizadas também são atração à parte e a banda Recongo é quem da o tom da festa. “Cada uma faz sua casaca com a cara que quiser, um santo, um personagem. Tem casacas pequenas e casacas maiores também. Não temos um padrão”, conta o conguista local, Juliano Batista.

Na sexta-feira (19), tem a escondida do Mastro em um local secreto, a partir das 18h. A concentração dos conguistas será na rua José Arcanjo de Lima. O mastro é escondido em cima de uma caçamba e segue juntamente com o cortejo de fiéis pelas principais ruas do balneário, passando pela rua do Limão e pelo Morro São João. Às 21h, tem apresentação de dança do grupo Ballet Pliè e show de Dani Machado.

Neste dia também se apresentam as bandas de congo mirim São Benedito e São Sebastião, ambas de Nova Almeida, e a banda São Pedro, de Jacaraípe. Já no sábado (20) o dia é de São Sebastião, que será anunciado às 5h da manhã com queima de fogos. Às 9h tem missa na Igreja de Reis Magos.

Às 18h começa o cortejo das Bandas de Congo para a puxada do mastro de São Sebastião e São Benedito. A concentração é na rua José Arcanjo de Lima. Dali o cortejo sai pelas ruas do balneário, onde pega o navio Palermo e o mastro dos pescadores. A fincada deste mastro finaliza o ato em frente a Igreja Reis Magos às 21h.  

Além das bandas de congo do município, tocam no cortejo a banda das Paneleiras de Goiabeiras, Amores da Lua de Santa Marta e o conjunto serrano Estrela dos Artistas. Após o show pirotécnico, tem apresentação do DJ João Otávio. Às 22h30 é hora do show do cantor Tatau, ex-Araketu.

Balneários cheios de eventos e atrações

O final de semana também está recheado de eventos em outras praias da Serra. Em Manguinhos a Festa de São Sebastião também tem muita religiosidade e congada. Nesta sexta (19), às 19h, acontece a benção dos congueiros e também rola batucada. 

Já no sábado (20), às 20 horas, acontece a puxada e fincada do mastro. O cortejo é acompanhado pelas bandas de congo.  Já no domingo (21), o congo da Serra estará participando da Festa de São Sebastião, em Fundão, que acontecerá  na sede daquele município.

Em Jacaraípe, na Praça Encontro das Águas, rola o projeto Serra em Artes até domingo (21), com shows de músicos da cidade entre 16h e 23h. No evento ainda tem exposição de artesanato, oficina de gastronomia, apresentação de balé e circense, além de oficinas diversas. 

Ainda em Jacaraípe, só que no bairro São Francisco, tem a Casa de Pedra, que fica na Vila das Artes. O local fica aberto para visitação todos os dias das 8 às 17h30. E para contemplar a arte do artista Neusso, o valor da entrada é R$ 3.

No local existem também outros ateliers que oferecem artesanatos como bonecas de pano, garrafas pet, retalhos e aço. Segundo Neusso, alguns deles permanecem abertos para visitação em janeiro.

 

 




O que você acha ?

Você já brigou com amigos e familiares por conta de política?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por