O congo da Serra estará em Linhares neste domingo (4) participando da festa de Caboclo Bernardo, tradicional na praia de Regência.
Lá as bandas participaram do 27º Encontro Nacional dos Grupos Folclóricos de Regência, que conta com participação de conguistas, Folia de Reis, jongo e congado.
A Serra estará sendo representada pelas bandas de congo São Benedito e São Sebastião, de Nova Almeida; São Benedito e Nossa Senhora do Rosário, de Pitanga; Nossa Senhora da Conceição, de Jacaraípe; Cultura Congo, de Bicanga e Konschaça.
As informações são da Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC/Serra). Os grupos estarão saindo de suas comunidades às 08h do domingo (4).
Leia também
Sobre Caboclo Bernardo
Nascido no ano de 1855, em Regência Augusta, Bernardo José dos Santos, o Caboclo Bernardo, tirava seu sustento do mar como pescador e catraieiro. Exímio navegador, Bernardo entrou para a história no ano de 1887 após arriscar sua vida para salvar uma tripulação náufraga no Pontal do Rio Doce.
Era madrugada do dia 7 de setembro quando o navio Imperial Marinheiro chocou-se com bancos de areia localizados a 120 metros da praia. A população de Regência se mobilizou para tentar salvar a tripulação, mas pouco se podia fazer por conta do mar violento.
Foi quando, ao amanhecer do dia, Bernardo se dispôs a nadar até o navio levando uma corda por onde os tripulantes poderiam vir, um a um, pendurados até à praia. Dos 142 tripulantes, 128 conseguiram se salvar. Bernardo foi condecorado pela Princesa Isabel e recebeu uma medalha de ouro pelo ato de bravura. O herói morreu em 3 de junho de 1914.