Congada para São Benedito com bandas mirins da Serra | Portal Tempo Novo

Serra, 18 de Janeiro de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Cultura

Serra, 13 de dezembro de 2018 às 14:58

Congada para São Benedito com bandas mirins da Serra

Por Ana Paula Bonelli
[email protected]

A banda de congo mirim São Pedro, de Jacaraípe, é uma das que irá participar do encontro que acontecerá no sábado (15). Foto: Fábio Barcelos

Dezembro é um mês festivo na Serra. Tem homenagem aos padroeiros Nossa Senhora da Conceição e São Benedito, ao aniversario da cidade, que este ano completou 462 anos e muita tradição com congo, puxada e fincada do mastro, além disso,tem shows nacionais e locais.

Os festejos em homenagem a Santo Bino, como também é conhecido São Benedito, continuam neste sábado (15), quando acontece o desfile das bandas de congo mirim na Serra-Sede. Os festejos fazem parte do ciclo folclórico religioso do município.

O desfile dos pequenos conguistas acontece há 18 anos nas ruas da Sede e cada grupo participante têm em torno de 15 a 35 crianças com idade entre dois e 14 anos.

As bandas de congo mirins da Serra que irão participar do desfile são a União Jovens dos Reis Magos – Nova Almeida; São Benedito e Santo Antônio de Pádua – Serra-Sede; São Pedro – Jacaraípe; Nossa Senhora do Rosário – Pitanga; São Benedito – Santiago, Santo Antônio de Pádua – Bicanga e Sant’ana – Manguinhos. Tem ainda a participação da banda São Benedito de Timbuí e Congo Mirim de Fundão.

As atividades começam às 18h quando os conguistas se reúnem em concentração no Ginásio de Esportes da Serra-Sede. Logo após, eles seguem em cortejo até a Igreja Matriz – Nossa Senhora da Conceição, também na Sede. Lá as crianças recebem a bênção do padre.

A realização é da Associação das Bandas de Congo da Serra (ABC-Serra).

Mais festa para o padroeiro da cidade

Na sequência dos festejos de São Benedito, que acontecem há 173 anos no município tem ainda no dia 24, às 5 horas, a Alvorada de Natal com a banda de congo Konschaça e banda de música Estrela dos Artistas. E logo mais, a noite missa de Natal na Igreja Matriz.

Já no Natal, dia 25, às 9 horas, acontece a Missa de Natal, na Igreja Matriz procissão. Às 17 horas, missa e procissão de Natal com bandas de congo e banda de música Estrela dos Artistas.

Às 22 horas, show com atração local e às 23h, com Jean e Juliano. No dia 26, que é o dia de São Benedito e Dia do Serrano é feriado municipal. Haverá show nacional com Mano Walter, dono de sucesso ‘Cavalo 4×4’, às 23h.

Mas a programação nesta data, começa logo cedo, na Igreja Matriz, às 9h, com a Missa do Serrano. Às 11 horas, na Câmara de Vereadores, acontece a transferência simbólica da capital do Estado para a Serra. Na ocasião, serão homenageados com o título de Cidadão Serrano, personalidades de destaque no município.

Às 12 horas, acontece a exposição da imagem de São Benedito em frente a Igreja Matriz. A banda de congo folclórico São Benedito participa da agenda. Às 18h30, ocorre a tradicional puxada do mastro com bandas de congo e banda Estrela dos Artistas.

Às 21h30, será a fincada do mastro, em frente a Igreja Matriz com direito a show pirotécnico.

Às 22h, show com atração local e às 23h, show com Mano Walter. Os festejos se encerram no dia 27, com o desfile das bandas de congo, às 19 horas. Logo após, às 22h, show com atração local e às 23h, com Fábio Carvalho.




O que você acha ?

Você é a favor da facilitação da posse de arma no Brasil?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por