E veja as notícias do Brasil e do ES com destaque nas suas buscas

Condutora sem CNH é flagrada com motocicleta com mais de R$ 7 mil em débitos na Serra

Compartilhe:
CNH-motocicleta-serra
Condutora sem CNH é flagrada na Serra e tem motocicleta removida ao pátio por acumular mais de R$ 7 mil em débitos. Crédito: Divulgação
Compartilhe:

Uma operação de trânsito realizada por agentes do Departamento Operacional de Trânsito da Serra (DOT) resultou na remoção de uma motocicleta ao pátio, após a constatação de uma série de irregularidades, na Serra. A abordagem ocorreu durante ação programada com foco na mobilidade e fiscalização viária, na manhã desta sexta-feira (23).

De acordo com apuração do TN, a motocicleta já havia sido identificada na quinta (22), quando o condutor foi flagrado utilizando calçado inadequado (chinelo) e com licenciamento em atraso, acumulando débitos superiores a R$ 7 mil. Nesta sexta, durante nova operação no mesmo local, o veículo voltou a ser avistado nas mesmas condições.

Ao perceber a presença da viatura, a motocicleta seguiu em deslocamento até a região do Civit II, onde os agentes se posicionaram para abordagem, considerando que a via possuía apenas uma saída. Durante a ação, outra motocicleta foi inicialmente abordada por suspeita semelhante, sendo autuada por conduzir veículo com calçado que não se firma aos pés.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Na sequência, os agentes identificaram a motocicleta já conhecida estacionada entre outros veículos, com a condutora fora do veículo. Após a verificação, foi confirmado que se tratava da mesma motocicleta flagrada nos dois dias consecutivos.

Irregularidades constatadas

Durante a fiscalização, os agentes constataram que:

  • A condutora não possuía Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
  • A motocicleta estava com licenciamento em atraso, com débitos acumulados superiores a R$ 7 mil;
  • Havia comunicado de venda, constando a própria condutora como proprietária do veículo;
  • O veículo estava sendo conduzido com calçado inadequado;
  • O pneu traseiro apresentava desgaste excessivo, caracterizando falta de conservação.

Como a condutora estava sozinha e não houve possibilidade de quitação dos débitos no local, a medida administrativa aplicada foi a remoção do veículo ao pátio, conforme previsto na legislação de trânsito.

O que diz o Código de Trânsito Brasileiro

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB):

  • Dirigir sem possuir CNH é infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 880,41, além da retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado;
  • Conduzir veículo usando calçado que não se firme aos pés é infração média, com multa de R$ 130,16;
  • Circular com veículo não licenciado é infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, sete pontos na CNH e remoção do veículo;
  • Veículo em mau estado de conservação, como pneus desgastados, configura infração grave, com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira.

Segundo os agentes, quando há possibilidade de regularização imediata no local, o veículo pode ser liberado. No entanto, neste caso, a existência de comunicado de venda e o alto valor dos débitos impediram a regularização, tornando a remoção obrigatória.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também