Um condomínio da Serra aplicou uma multa de mais de R$ 1.000 a uma mãe que permitiu que a cadela Golden Retriever de suporte terapêutico do filho, de 15 anos, circulasse de coleira pelo chão das áreas comuns no trajeto entre o apartamento e a portaria. O adolescente é autista, tem deficiência intelectual e, segundo a família, depende do animal para enfrentar o isolamento social e garantir equilíbrio emocional.
A mãe é a influenciadora Márcia Merlo, que contou o caso nas redes sociais. O filho é João Victor, de 15 anos, diagnosticado com autismo e deficiência intelectual. Para auxiliar no processo de interação e no equilíbrio emocional, a família adotou Maya, a cadela indicada em laudo médico como suporte terapêutico.
Em suas redes sociais, Márcia explicou que o animal, além de ser companhia, permite que João Victor viva com mais dignidade. Durante o vídeo, a mãe exibiu o laudo médico que comprova a necessidade do cão de apoio.
Apesar da comprovação, a administração do condomínio manteve a punição. O regimento interno proíbe que animais circulem pelo chão das áreas comuns, determinando que devem estar no colo, em carrinhos ou, no caso de cães de maior porte, utilizando focinheira.
Leia também
Segundo Márcia, a família tentou resolver a situação de forma amigável. “Nós tentamos um acordo, levamos o caso para eles, apresentamos um laudo inicial, mas nosso pedido não foi acatado”, relatou. Mesmo após a notificação por infração, a família respondeu apresentando laudo médico de João, mas o pedido foi novamente negado e a multa aplicada.
A influenciadora afirmou que buscou cumprir as normas, mas chegou a um ponto que considerou “insustentável”, pois isso invalidava o propósito terapêutico. “Optaram por negar a lei e impor uma punição injusta”, disse ao Portal Tempo Novo.
Ela classificou a decisão como uma violação de direitos. “Quando um condomínio, uma instituição ou uma pessoa ignora o direito de alguém como o João, não é apenas a lei que é violada. É a humanidade que é deixada de lado”, desabafou.
Márcia informou ainda que tomará todas as medidas legais necessárias para assegurar os direitos do filho.

