Começa hoje tradicional Festa de São Pedro em Jacaraípe

0
Começa hoje tradicional Festa de São Pedro em Jacaraípe
A festa para o padroeiro começa na sexta (28) e segue até o domingo (30). Foto: Fábio Barcelos

Neste final de semana acontece a centenária Festa de São Pedro, em Jacaraípe. O padroeiro dos pescadores, que tem seu dia comemorado em 29 de junho, será celebrado com missas, shows, congo e ainda fincada do mastro do santo.

As homenagens tiveram início no dia 23 de junho com missas temáticas e prosseguem até domingo (30). A programação faz parte do Circuito Folclórico, Religioso e Cultural da Serra e conta com apoio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur) que promove os shows musicais.

Uma das novidades deste ano é o barco de São Pedro, que vai estar de cara nova. A pintura clássica dará lugar ao grafite. A arte é do grafiteiro Maycon, morador de Jacaraípe.

Nesta sexta (28), às 19h30, tem missa na Igreja de São Pedro, em Castelândia, às 19h30. Às 22h, tem show musical.

Já no sábado (29), a agenda começa logo cedo, às 9h, com missa dedicada aos pescadores na praia, próximo à feira livre. À frente da celebração estará o padre Antônio, que irá abençoar barcos e pescadores. O dia 29 é Dia de São Pedro e feriado municipal.

A programação continua às 16h, quando acontece a descida do navio. A saída de fiéis será da igreja de Castelândia rumo ao Posto Esso, onde permanece até o domingo (30) para a subida de volta à igreja. Participa do cortejo do sábado (29) a banda de congo Nossa Senhora da Conceição, de Jacaraípe.

Às 18h, acontece a festa junina no pátio da igreja, com quadrilha e barracas de comidas e bebidas típicas. Às 22h, tem show musical.

Já no domingo (30), os festejos para o santo começam logo cedo, às 7h30, com procissão de barcos. A saída será da Lagoa Jacuném rumo à Praça Encontro das Águas. De lá, os devotos do santo saem da praça em procissão a pé pelas ruas de Jacaraípe em direção à Igreja de São Pedro, onde, às 9h, acontece uma missa que será celebrada por Dom Geraldo Lyrio Rocha.

Os festejos voltam à tarde, às 17h, quando acontece o ponto alto da festa. Os fieis se concentram no pátio da igreja com as bandas de congo, recebem a benção do padre e saem em procissão pelas principais ruas do balneário rumo ao posto Esso para buscar o navio.  Participam do cortejo as bandas de congo convidadas Panela de Barro, de Goiabeiras, e a Beatos de São Benedito, de Vila Velha, que traz idosos e pessoas com necessidades especiais para os festejosDe lá,  sobem com o navio em procissão com o mastro ao som de bandas de congo da Serra e também da banda de música Estrela dos Artistas. Por volta das 21h, acontece a fincada do mastro de São Pedro, seguido de show pirotécnico.

Antes disso, às 18h, tem apresentação de quadrilha e, às 20h, show com forró pé de serra do Trio Mafuá, seguido às 22h por dança da quadrilha.

Arraiá em São Diogo

Neste sábado (29), em São Diogo II, acontece o Arraiá Plaza Top Life, a partir das 18h. Vai ter comidas típicas, bingo, quadrilha, brincadeiras para as crianças e música. Será na Avenida Brasil, nº 2703, em São Diogo II.

Comentários