
As eleições de 2022 para o Governo do Espírito Santo terminaram e o resultado oficial é que Renato Casagrande (PSB) foi reeleito chefe do Executivo estadual. Ele conseguiu derrotar seu adversário, o bolsonarista Carlos Manato (PL) com 53.80% dos votos. Mas e na Serra, quem saiu vencedor?
No município serrano – que é o maior colégio eleitoral do Espírito Santo – Casagrande ficou em primeiro lugar no 2º turno, repetindo a marca conquistada no 1º.
No total, o candidato à reeleição teve na Serra 57,64% dos votos, o que equivale a 148.813 eleitores. Já Manato conquistou 42,36% dos votos, ou seja, 109.347 eleitores.
De acordo com apuração do Jornal TEMPO NOVO, no primeiro turno, Casagrande também havia ganhado na Serra, com 43,32% (106.854). Já Manato, registrou 32.11% (109.347). A vantagem de Casagrande sobre Manato no município também cresceu entre o primeiro e segundo turno.
No primeiro, a diferença era de 29.652 votos. Já no segundo, foi de 39.466. Ou seja, Casagrande conseguiu angariar mais votos dos demais disputantes das eleições no 1° turno do que Manato dentro da cidade.
Manato teve apoio de Audifax e Casagrande de Vidigal na Serra

O ex-prefeito da Serra, Audifax Barcelos (sem partido) também disputou as eleições para Governo do ES e, no segundo turno, decidiu declarar apoio ao bolsonarista Manato. Entretanto, mesmo com o apoio do serrano, Manato não conseguiu ultrapassar Casagrande na Serra.
Vale ressaltar que, na disputa pelo Palácio Anchieta, Audifax perdeu até mesmo na Serra e ficou em 3º lugar, atrás de Casagrande e Manato.
No 2º turno, Audifax se desfiliou da Rede – partido do qual era a principal liderança no ES – para declarar apoio ao bolsonarista, que se descrevia como “o governador de Bolsonaro”.
Já o atual prefeito da cidade, Sergio Vidigal (PDT), declarou apoio a Casagrande e, inclusive, fez campanha para o governador reeleito na cidade.
