Especial: pandemia de coronavírus

Com 3ª onda da Covid, Serra perde 21 moradores em 24h e bate maior recorde da pandemia

Cidade já possui 1.129 pessoas mortas pelo coronavírus. Foto: Gabriel Almeida | Arquivo Jornal Tempo Novo

Um dado estarrecedor nunca visto desde o início da pandemia causada pelo coronavírus atingiu a Serra na noite desta quarta-feira (29). Trata-se do novo recorde no número de óbitos causados por complicações da Covid-19. Somente nas últimas 24 horas, a cidade registrou 21 vítimas fatais – todos moradores do município. A cidade atinge a triste marca em meio à terceira onda da doença que afeta todo o Espírito Santo. No mesmo momento, também enfrenta uma crise na saúde pública estadual e risco de colapso no sistema funerário.

Segundo os dados mais recentes publicados no Painel Covid-19, a Serra já registra, no total, 54.371 pessoas que foram infectadas, 1.129 mortes e 51.734 moradores considerados recuperados da doença. Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, existem outros 40.201 moradores do município que podem estar infectados pelo coronavírus. No momento, eles aguardam o resultado dos testes já realizados.

Sendo a maior cidade do Espírito Santo, a Serra sempre foi uma grande preocupação para as autoridades da saúde. Desde o ano passado, registra moradores (não todos) despreocupados com a Covid-19 e causando aglomerações – com direito até a bailes funk em comunidades periféricas e shows ao vivo em bares de comunidades nobres como, por exemplo, Colina de Laranjeiras e Parque Residencial Laranjeiras.

Pelas ruas da cidade, o que mais se vê são moradores sem máscaras e desrespeitando o distanciamento social. Em todo o ano passado, mesmo com diversas pessoas sucumbindo ao coronavírus diariamente, além da luta pela sobrevivência de muitas outras, o município também sempre teve pouca ou nenhuma fiscalização de estabelecimentos causadores de aglomerações, nas praias e também em terminais.

Agora, em abril de 2021, a administração municipal, atualmente comandada pelo prefeito Sergio Vidigal (PDT) – que assumiu o Município há quatro meses – tem apresentando medidas mais eficientes do que as tomadas pela gestão anterior referente ao combate à pandemia. Entre suas ações, Vidigal solicitou ajuda do Exército Brasileiro para que os soldados utilizem máscaras e mantenham as medidas sanitárias.

O Município também criou lei para multar quem insiste em não utilizar o item principal para evitar contaminação e transmissão do coronavírus, as máscaras de tecidos ou profissionais.

As medidas foram tomadas pelo gestor pouco depois do anúncio – publicado com exclusividade pelo TEMPO NOVO – sobre a possibilidade de colapso no sistema funerário da cidade. Informações dão conta que os cemitérios públicos da cidade estão trabalhando além de sua capacidade e recebendo dezenas de corpos por dia. É importante destacar que Vidigal, desde antes de tomar posse do cargo, prometeu medidas mais rígidas no combate à doença.

A Serra é a cidade que possui o maior número de pessoas contaminadas no ES e vice-líder em mortes, neste caso, ficando atrás apenas de Vila Velha. Os bairros com o maior número de óbitos são: Feu Rosa (49), Bairro das Laranjeiras (47), Cidade Continental (39), Barcelona (38), Nova Carapina I (36), Vila Nova de Colares (32), Eldorado (30), José de Anchieta I (30), Planalto Serrano (29) e Carapina Grande (28).

Colina de Laranjeiras é o bairro com maior número de casos confirmados de coronavírus na Serra e já tem 2.363 confirmações. Em segundo lugar vem Feu Rosa com 2.100. Ainda conforme apurado pelo TEMPO NOVO, no Painel Covid-19 – espaço onde o Estado contabiliza os dados do novo coronavírus – o Espírito Santo tem, no total, 432.694 confirmações, 9.397 mortes e 404.726 curados.

Os dados são referentes à última atualização divulgada pela Secretaria de Saúde na tarde desta quarta-feira (28), às 17 horas. Novos dados serão publicados pela Sesa às 17h desta quinta-feira (29) e, posteriormente, divulgados pelo Jornal Tempo Novo.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

11 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

12 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

12 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

13 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

13 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

13 horas atrás