25.8 C
Serra
sábado, 18 de janeiro de 2020

Ciência que nada?! A Serra também tem seus terraplanistas

Leia também

Novo surto de dengue | Confira a ‘Charge do TN’ desta semana

Um aviso emitido pelo Ministério da Saúde deixou diversos municípios capixabas em alerta, inclusive a Serra. Isso porque 11...

Poesia e música no Centro Cultural, em São Diogo, neste sábado

Neste sábado (18), às 18 horas, acontece a primeira edição do Sarau do Beco do Centro Cultural Eliziário Rangel,...

Prazer, sou doutor – Confira ‘O Nó da Gravata’ desta sexta

A coluna 'O Nó da Gravata' é escrita pela repórter de política, Maria Nascimento. Os textos são publicados...
Gabriel Almeidahttps://www.portaltemponovo.com.br/
Morador da Serra, Gabriel Almeida é repórter do Tempo Novo há mais de quatro anos. Atualmente, o jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Terra teria um domo que impede as pessoas de saírem do planeta. Ilustração: Gustavo Rodrigues / Felipe van Deursen (Divulgação)

Considerada uma sub-cultura, nos últimos anos, uma teoria sem nenhum embasamento científico ganhou força pelas redes sociais. Trata-se dos terraplanistas que defendem com unhas e garras que nosso planeta não seria em formato de um globo e que a Terra é plana. E na Serra não é diferente: alguns moradores defendem a ideia.

Para esse grupo de pessoas, a Terra seria achatada como uma pizza com bordas, nesse caso, a borda do planeta seria de gelo – o que pareceria uma muralha. Além disso, eles defendem que tudo é coberto por um domo – que seria uma espécie de círculo gigante que impede as pessoas de saírem da Terra. Isso mesmo: para eles nenhum ser humano ou foguete já foi para o espaço.

O TEMPO NOVO pesquisou e conseguiu encontrar serranos que defendem a teoria. Para eles, toda a história de que a Terra seria um globo é uma “mentira inventada”. Um deles é o Lucas Soares, morador do bairro Santo Antônio na região de Serra Sede. Em conversa com a reportagem ele afirmou que não tem argumentos científicos para defender a teoria, entretanto afirma acreditar.

“Eu acredito, mas não tenho muitos argumentos. Por exemplo, existe algum vôo de linhas áreas passando pela Antártica? Ou de Argentina para o Alasca ou Canadá? Acompanho muitos vídeos na internet sobre o assunto. Muitas coisas estão acontecendo no mundo e muitas pessoas estão dormindo”, completa o terraplanista Lucas Soares.

Outro morador que defende a tese é o Daniel Ramos, de Colina de Laranjeiras. Para ele, a ciência está mentindo ao dizer que a o planeta seria redondo e isso é para que instituições mundiais ganhem dinheiro. “Tudo é entretenimento. Eles querem entreter as pessoas e o pior que é que elas acreditam. Ninguém nunca foi ao espaço, o domo não permite. Acredito que a terra é plana sim e um dia ainda iremos provar”, afirmou.

Grupos nas redes sociais

No Facebook, os terraplanistas contam com vários grupos para apoiadores da teoria. Um dos mais conhecidos é o ‘Terra Plana Brasil Exclusivo’. No grupo são feitas publicações diárias que debatem o tema. Muitas delas são baseadas em vídeos do Youtube ou passagens bíblicas que, de acordo com eles, mostraria a verdade sobre o planeta.

Em uma publicação, um membro, aparentemente religioso, afirma que em cima da Terra existe o “trono do senhor” e cita a passagem Isaías 40:22 onde diz: “Ele é o que está assentado sobre o círculo da Terra”.

Comentários

Mais notícias

Poesia e música no Centro Cultural, em São Diogo, neste sábado

Neste sábado (18), às 18 horas, acontece a primeira edição do Sarau do Beco do Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo. O evento...

Prazer, sou doutor – Confira ‘O Nó da Gravata’ desta sexta

A coluna 'O Nó da Gravata' é escrita pela repórter de política, Maria Nascimento. Os textos são publicados todas as sextas-feiras na edição...

Acabou o tempo de Audifax | Leia o editorial do Tempo Novo

Por Yuri Scardini  Está marcado para logo após o Carnaval (final de fevereiro) a revelação do prefeito Audifax Barcelos (Rede) sobre o escolhido para defender...

Apocalipse das águas | Leia o editorial do Tempo Novo

Por Bruno Lyra Estudo do pesquisador Ângelo Fraga Bernardino, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), confirmou a contaminação crônica por...

Você também pode ler

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!