Cidade ganha seu Conselho Municipal de Direitos Humanos

Compartilhe:
O projeto, que é do executivo, agora deverá ser sancionado por Audifax Barcelos. Foto: Divulgação / PMS
O projeto, que é do executivo, agora deverá ser sancionado por Audifax Barcelos. Foto: Divulgação / PMS

Por Caio Dias

O Projeto de Lei que cria o Conselho Municipal dos Direitos Humanos na Serra foi aprovado na Câmara Municipal. Agora segue para sanção do prefeito Audifax Barcelos, autor da proposta. Após sanção, vai ter um prazo para a instalação física. O Conselho vai ficar vinculado à Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania.

Um Conselho Municipal dos Direitos Humanos é formado por representantes da prefeitura e com participação da sociedade. É responsável por formular diretrizes, promover e monitorar políticas públicas em todos os segmentos sociais para a proteção e efetivação dos direitos humanos.

De Jacaraípe, Alini Domingues, ativista que participa de ações sociais, acredita num benefício relevante para o município. “Os Direitos Humanos trazem informações que muita gente desconhece. Eles participam das nossas vidas e contribuem. Porém muita gente acha que é para defesa de bandido”, pondera.

A Serra possui outros Conselhos de Direitos para áreas específicas: Conselho da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Conselho da Pessoa com Deficiência, Conselho do Negro, Conselho da Mulher, Conselho do Idoso. Todos também estão vinculados a alguma secretaria municipal. Todos os Conselhos fiscalizam, monitoram e acompanham as políticas públicas executadas no município.

O Conselho Tutelar, por exemplo, atende crianças e adolescentes ameaçados ou que tiveram direitos violados. Aplica medidas de proteção, atendendo e aconselhando pais e responsáveis. Leva ao Ministério Público, fatos que o Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca) enxerga como infração. Na Serra, a atuação é nas regionais de Jacaraípe, Laranjeiras, Carapina e Serra Sede.

Outro Conselho Municipal importante é o do Idoso. Da mesma forma que o Conselho Tutelar zela por crianças, o do idoso atende às necessidades da população da terceira idade do município. Conscientiza, realiza programas educativos a valorização dos idosos e a mobilização das comunidades interessadas na problemática.  No município, com atuação na Serra Sede.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também