A chegada da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) ao Espírito Santo elevou o nível de atenção das autoridades meteorológicas. Segundo a Defesa Civil Estadual, há risco de que, em apenas dois dias, o volume de chuva ultrapasse a média esperada para todo o mês de janeiro em algumas regiões capixabas.
O Estado está sob aviso de impacto excepcional, com previsão de chuvas persistentes de intensidade moderada a forte, acompanhadas de descargas elétricas, trovoadas e rajadas de vento. O alerta é válido para todo o território capixaba, com maior severidade prevista para as regiões Oeste, Caparaó, Sul, Serrana e Grande Vitória.
Situação atual do tempo
Imagens de satélite analisadas pela Defesa Civil mostram céu encoberto em todo o Espírito Santo. Nas últimas 24 horas, até as 8h desta terça-feira (20), os maiores volumes de chuva foram registrados nas seguintes cidades:
- Castelo (96 mm),
- Afonso Cláudio (90 mm),
- Brejetuba (82 mm),
- Santa Maria de Jetibá (75 mm),
- Linhares (63 mm),
- Laranja da Terra (54 mm)
- Rio Bananal (52 mm).
Em outras localidades, o que inclui a cidade da Serra, os acumulados ficaram abaixo de 50 mm.
Leia também
Chuva de 1 mês em apenas dois dias
Diante do cenário meteorológico, a Defesa Civil emitiu aviso de tempo severo, com previsão de acumulados elevados em todo o território do Estado. O período mais crítico, segundo os técnicos, está concentrado entre esta terça-feira (20) e a quarta-feira (21).
De acordo com o meteorologista Mauro Bernasconi, há possibilidade de registros superiores a 200 milímetros de chuva nesse intervalo. Segundo ele, os volumes previstos para apenas dois dias podem superar o total normalmente esperado para todo o mês.
O especialista explica que a combinação de altas temperaturas e grande quantidade de umidade na atmosfera cria condições favoráveis à formação de nuvens carregadas, intensificando as chuvas com a chegada da ZCAS.
“A tendência é de chuva forte, contínua e persistente ao longo dos próximos dias. Esse tipo de precipitação aumenta significativamente o risco de deslizamentos, especialmente em áreas onde o solo já se encontra saturado, além de acelerar o escoamento superficial da água”, destacou.
Previsão do tempo para a semana
Para a tarde e noite desta terça-feira, a Defesa Civil aponta probabilidade de até 80% de ocorrência de chuvas com acumulados acima de 70 mm em regiões como Caparaó, Sul, Serrana, Oeste, Centro do Estado, Grande Vitória e parte do Norte e Noroeste.
Há ainda chance de até 40% de volumes entre 100 e 150 mm em alguns pontos do Estado.
O aviso de impacto excepcional permanece ativo, com previsão de chuvas intensas, raios e ventos fortes ao longo do dia.
Na quarta-feira (21), o cenário deve se manter semelhante. A previsão indica probabilidade de até 70% de acumulados superiores a 70 mm nas regiões do Caparaó, partes do Sul, Serrana, Oeste, região Central, Grande Vitória e áreas do Norte e Noroeste. Para volumes entre 100 e 120 mm, a probabilidade é inferior a 20%.
O Estado segue sob aviso de impacto excepcional, com risco de chuvas fortes e persistentes, descargas elétricas e rajadas de vento.
Risco de alagamentos no ES
De acordo com a Defesa Civil, os principais riscos associados a esse cenário incluem alagamentos frequentes, enxurradas, inundações, queda de árvores, interrupções no fornecimento de energia elétrica e deslizamentos de terra, especialmente em áreas de encosta e regiões com solo já encharcado.
A orientação é que a população acompanhe os alertas oficiais e adote medidas preventivas, principalmente moradores de áreas consideradas de risco.

