Categories: Notícias

Cerco eletrônico será implantado na Serra até o final do ano

Promessa é do Governo do Estado que pretende instalar o sistema contra roubo e furtos de veículos em cidades da Grande Vitória até o final deste ano

Sistema já funciona em Vitória há mais de um ano. Foto: Divulgação/PMV

O Cerco Inteligente de Segurança deve ser implantado na Serra até o final deste ano. A promessa é do Governo do Estado, que pretende instalar o sistema – utilizado contra roubo de carros e outros crimes que envolvem veículos – em todas as cidades da Grande Vitória ainda em 2019.

A novidade foi confirmada para o TEMPO NOVO no final da manhã desta quarta-feira (21) pela Secretaria de Estado do Governo (SEG). Segundo a pasta, o termo de referência e o edital já estão sendo desenvolvidos e devem ser lançados em breve. O Cerco Eletrônico já é utilizado pela Prefeitura de Vitória há mais de um ano e vem reduzindo o número de roubos de veículos na capital, segundo informações do próprio Município.

Na capital, o Cerco funciona por meio de 70 câmeras, localizadas em pontos diferentes da cidade. Os equipamentos podem identificar todos os veículos que passam pelos locais e a equipe que opera o sistema consegue ler as placas e até fotografar os veículos. Se houver indicio de furto ou roubo, é enviado um alerta e todas as informações são passadas para o Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes).

> Leitores cobram implantação de ‘Cerco Eletrônico’ contra roubos de carros na Serra

Conforme noticiado pelo TEMPO NOVO no início de agosto, a região de Laranjeiras é onde mais se rouba e furta veículos na Serra. Segundo Gladstone Luiz Nery, corretor de diversas seguradoras de veículos, bairros como Parque Residencial Laranjeiras, Colina de Laranjeiras, Valparaíso e Jardim Limoeiro são um dos mais visados pelos ladrões de veículos.

Após a publicação dessa reportagem sobre roubos de carros e motos, muitos leitores cobraram a implantação do Cerco Eletrônico na Serra. Um deles é Renato Ribeiro, morador de Barcelona. De acordo com ele, a cidade precisa “urgentemente” seguir o exemplo de Vitória e implantar o sistema no município.

“Desde a implantação do Cerco Inteligente de Segurança em Vitória, as ocorrências de furtos e roubos de veículos na capital tiveram queda de quase 60%, segundo a prefeitura. Devido à redução desse índice, sete seguradoras já se comprometeram a reduzir o valor dos seguros de carros. São elas: Tokio Marine, Usebens, Liberty Seguros, Indiana Seguros, Sura Seguros, Zurich Seguros e Alfa Seguros.  A Serra precisa caminhar nesse sentido! Além da diminuição desse tipo de crime, a população pode ganhar com a redução do valor de seus seguros”, afirma Renato.

O Governo do Estado ainda não deu muitas informações de como o sistema deve funcionar nas cidades capixabas. Por meio de nota, a Secretaria de Estado do Governo disse que o sistema começará a ser implantado até o final deste ano na Serra e em outros municípios. Informou, ainda, que, no momento, estão sendo desenvolvidos o termo de referência e o edital, os quais serão lançados em breve.

Serra aguarda orientações do Estado

A reportagem acionou a Prefeitura da Serra que por meio de nota disse que aguarda a elaboração do projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria Estadual de Segurança Pública, para saber qual será participação do município. Informou ainda que, atualmente, a prefeitura conta com 160 câmeras, distribuídas em pontos estratégicos do município.

“São utilizadas nos trabalhos preventivos de segurança pública contra roubos, ocorrências de tráfico e outros delitos. Agentes da Guarda Civil Municipal realizam diariamente patrulhas preventivas, nos horários e locais onde existem maiores incidências de furto e roubo”, finalizou a nota.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

7 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

8 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

8 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

9 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

9 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

9 horas atrás