Centro Cultural promove festival com 25 atrações de graça na Serra

0
Centro Cultural promove festival com 25 atrações de graça na Serra
A banda Projeto Latinidades é uma das atrações do evento. Foto: Divulgação

O Centro Cultural Eliziário Rangel, que fica em São Diogo, promove neste sábado (17) o Festival Serra Maestra com mais de 30 atrações de graça. Na agenda, música, dança, literatura, teatro, cinema, gastronomia e rodas de conversas fazem parte das atividades.

O evento vai rolar das 13h às 22h e a iniciativa é do coletivo Soy Loco Por Ti em parceria com o Centro Cultural. As ações serão realizadas de forma simultâneas pelos três andares do espaço, que está se tornando referência no Espírito Santo, desde a sua inauguração em 18 de novembro de 2016.

Na parte musical, haverá apresentação de artista serranos como Rony Santos e o grupo de rap 15NoPente. Também originários da Serra, o duo Acorde Prum Sopro, formado pelos irmãos Lino e Gessé Paixão volta a se apresentar após cinco anos. Chama atenção também grupos que se propõem a trazer sonoridades latino-americanas, como Nação Kalantara, Irôko e o Projeto Latinidades, que se apresenta com participação do Grupo de Danças Mamburé. O Clube Capixaba do Vinil também estará presente trazendo discotecagem músicas latino-americanas no vinil.

Além do Mamburé, também se apresentam o grupo de danças urbanas Arcan e o dançarino e professor Will Jackon, que ministra oficina de danças latinas e performance. O argentino Martín Paz também fará uma oficina de Chacarera, uma dança típica de seu país de origem.

Na programação cênica, o evento conta com o Grupo Motim de Teatro, de Cariacica, trazendo a peça O Criminoso. Na literatura serão lançados os livros O Assassino de Porcos, de Luciano Lamberti, figura de destaque na nova geração da literatura argentina.

Outro lançamento será da obra Sangrias, organizado por Antonella Barone e Beatriz de Barros, reunindo artigos, crônicas, poesias, fotografias, desenhos e outras contribuições de autores de diversos países da América Latina refletindo sobre o direito ao aborto legal, seguro e gratuito. Junto com o lançamento será realizado o Sarau Sangrias: Poemas para Prenhar o Silêncio. Outro recital de poesias acontecerá com o Sarau Inútil, promovido pelo grupo Poesia Inútil.

A parte cinematográfica terá dois lançamentos de filmes: Espero Tua (Re)Volta, obra premiada sobre a luta dos estudantes secundaristas na ocupação de escolas em São Paulo, apresentado pelo Cineclube El Caracol, e Viver Para Lutar: Punk, Anarquismo e Feminismo, filme que fala da participação das mulheres na cena punk dos anos 90, apresentado pelo Cineclube Ambiental.

Nas artes plásticas e visuais, estará em exposição Gordofóbica, de Caio Cruz, além de acontecer pintura ao vivo com os artistas Basi, Sagaz e KRN, que pinta com tintas naturais.

Rodas de conversa e dinâmicas ainda vão trazer diferentes temas para debate entre os presentes, como: Educação Popular na América Latina, Mochilando na América Latina, apresentação das Brigadas Sul-Americanas de Solidariedade a Cuba,  A Importância do Sagrado Feminino para o Equilíbrio e Integração de Todos os Seres e o Café Decolonial, que debate A Ideia de América Latina.

O local ainda contará com um mercadinho de artesanato com produtos peruanos, colombianos e bolivianos. Quem comparecer ao evento vai poder apreciar um pouco da culinária colombiana, mexicana, brasileira com o restaurante Parceros, o Café Bar João da Viúva e outros.

As atividades contam com apoio do Sindibancários, Restaurante Parceros, Fase e Editora Cousa. O Centro Cultural fica na rua Gonçalves Dias, 1201. Telefone 3065 2647.

⬇ Confira abaixo a programação completa ⬇

🖋 Arena 849 (Térreo)

13h- Discotecagem latino-americana com Clube Capixaba do Vinil

14h- Música com Rony Santos e convidados

15h- Lançamento livro “O Assassino de Porcos”, do argentino Luciano Lamberti + Conversa com o tradutor, Wladimir Cazé

16h- Lançamento do livro Sangrias + Sarau Sangrias: poemas para prenhar o silêncio (Grupo de Estudos sobre Aborto – GEA)

17h- Apresentação e conversa sobre Brigadas Sul-Americanas de Solidariedade a Cuba

18h- Lançamento do filme Espero Tua (Re)Volta- Cineclube El Caracol

20h- Cineclube ambiental: filme Viver para Lutar: punk, anarquismo e feminismo – As minas dos anos 90

🖋 Teatro Eliziário (1o andar)

14h- Apresentação “Coroação” do Grupo de Danças Urbanas Arcan

14h15- Peça “O Criminoso”, com GRUPO Teatral MOTIM

15h15- Oficina de Chacarera (dança argentina), com Martín Paz

16h – Oficina de Danças Latinas com Will Jackson

🖋 Terraço

13- A importância do Sagrado Feminino para o equilíbrio e a integração de todos os seres. Vivência com dança circular e Oráculo, com Marina Devi

14h- Roda de conversa: Educação Popular na América Latina

15h- Café Decolonial: debate “A ideia de América Latina”

16h- Roda de conversa: Mochilando na América Latina, com Wanessa Borges Mendonça

17h – Sarau Inútil

18h-22h – Noite Musical

Performance Will Jackson

Projeto Latinidades + grupo de dança Mamburé Danza y Folclore Latino en Espirito Santo

15NoPente

Irôko

Acorde Prum Sopro

Nação Kalantara

Outras atrações: Exposição Gordofóbica, de Caio Cruz, pintura ao vivo com KRN, Basi e Sagaz, artesanato, comida típica e drinks especiais.

Comentários