Centro Cultural exibe filme sobre pobreza na Grande Vitória nos anos 1980

Compartilhe:
O documentário foi gravado em 1983 e mostra a triste realidade de pessoas que viviam em meio ao lixo no bairro São Pedro, em Vitória. Foto: Divulgação
O documentário foi gravado em 1983 e mostra a triste realidade de pessoas que viviam em meio ao lixo no bairro São Pedro, em Vitória. Foto: Divulgação

Nesta sexta-feira (11) o Centro Cultural Eliziário Rangel, em São Diogo, promoverá uma ação cultural no Cine Clube Rosilda Moreira. O evento será às 19h30 e a entrada é gratuita.

Será exibido o documentário ‘Lugar de toda pobreza’, de  Amylton de Almeida. A produção do vídeo aconteceu em 1983 e tem 53 minutos de duração.

O vídeo conta que em São Pedro (bairro de Vitória), sobreviviam, na década de 80, de forma quase inacreditável milhares de pessoas que do lixo tiravam o sustento, a começar pela alimentação. As cenas das mulheres, crianças e homens misturados aos dejetos e aos urubus inspiraram o cineasta Amylton de Almeida. O documentário chocou o país e pressionou as autoridades a iniciarem o processo de urbanização e humanização da região.

O Cineclube é uma ação do Coletivo Rosilda Moreira no Centro Cultural Eliziário Rangel. O coletivo nasce dos incômodos gerados a partir da notícia da morte de uma família da Serra e promove, mensalmente, mostras de filmes visando discutir os atravessamentos do que é ser mulher no contemporâneo, sobretudo, o que é ser mulher em uma das cidades mais feminicistas do Brasil.

Serviço

Cine Clube Rosilda Moreira

Documentário – Lugar de toda pobreza.

Data: 11/08/2017

Horário: 19h30

Entrada gratuita

Local: Teatro Eliziário

Realização

Centro Cultural Eliziário Rangel

Rua Gonçalves Dias, 1201, São Diogo, Serra-ES

Picture of Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também