Eric Dane, estrela de Grey’s Anatomy, morreu nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, aos 53 anos. A morte de Dane ocorre 10 meses depois de ele ter tornado público seu diagnóstico de esclerose lateral amiotrófica (ELA), também conhecida como doença de Lou Gehrig.
“Com o coração pesado, compartilhamos a notícia de que Eric Dane faleceu na tarde de quinta-feira, após uma corajosa batalha contra a ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica)”, diz o comunicado da família do ator. “Ele passou seus últimos dias cercado por queridos amigos, sua esposa dedicada e suas duas lindas filhas, Billie e Georgia, que eram o centro do seu mundo. Ao longo de sua jornada com a ELA, Eric se tornou um defensor apaixonado pela conscientização e pesquisa, determinado a fazer a diferença para outras pessoas que enfrentam a mesma luta. Ele fará muita falta e será sempre lembrado com carinho. Eric adorava seus fãs e é eternamente grato pela demonstração de amor e apoio que recebeu. A família pede privacidade neste momento tão difícil.”
Dane nasceu em São Francisco em 1972. Seu pai morreu vítima de um tiro quando ele tinha 7 anos. “Ele era da Marinha e acabou se tornando arquiteto e designer de interiores. Era uma alma atormentada”, disse Dane ao Gulf Times em 2014. Ele afirmou que, até se tornar pai, nunca havia percebido o quão “devastadora” a perda deve ter sido para ele quando criança.
Em 2006, ele apareceu na segunda temporada de Grey’s Anatomy como Mark Sloan. Devido à reação dos fãs, o papel se tornou um dos principais. Dane deixou a série em 2012, quando Mark foi morto, embora tenha dito em um episódio de 2024 do podcast Armchair Expert, de Dax Shepard: “Eu não saí, acho que fui demitido”.