Casal se perde no Mestre Álvaro e precisa ser resgatado em cesto do helicóptero do Notaer

Compartilhe:
Casal precisou ser içado por meio de um cesto para ser resgatado. Foto: Notaer\Diego Cassotto.
Casal precisou ser içado por meio de um cesto para ser resgatado. Foto: Notaer\Diego Cassotto.

No final da tarde deste sábado (dia 18) a uma casal acabou se perdendo ao tentar realizar a descida do Mestre Álvaro, equipes de serviço do Notaer precisou ser acionada para fazer o resgate.

O casal, que não teve o nome revelado, era um homem de 22 anos e mulher de 23, ambos moradores de Serra; eles não estavam com guias, e tentaram realizar a subida até o topo do Mestre Álvaro na parte da manhã por conta própria.

Dependendo da trilha pela qual eles utilizaram e pelo ritmo de subida, esse trajeto pode durar até 8h até o topo, a 833 metros de altura.

Já por volta de 13h30, de acordo com informações do Notaer, eles ficaram perdidos e resolveram descer do monte; mas sem sucesso.

A mata é densa, as trilha são fechadas e para quem não conhece, são facilmente confundidas; além disso o Mestre Álvaro possui uma gama de animais silvestres, alguns deles de extrema periculosidade, como a serpente da espécie Jararaca, por exemplo, que em casos mais graves, ocorre a necessidade da amputação dos membros afetados pelo veneno.

Às 16h30min o casal resolveu acionar o Corpo de Bombeiros Militar, via Ciodes.

Diante da proximidade com o anoitecer, principalmente nesta época do ano, condição que dificultaria bastante o resgate por via terrestre, os Bombeiros pediram o apoio do Notaer às 16h45min.

As equipes do serviço se decolaram até o Mestre Álvaro em busca de resgatar o casal. Por meio de coordenação telefônica com as próprias vítimas, conseguimos as coordenadas geográficas do ponto onde estavam.

Este geralmente, é um das questões que auxiliam no resgate de pessoas perdidas na montanha, pois geralmente, não há problema de sinal telefônico na região, caso contrário, o trabalho das equipes de resgate seria muito mais difícil, dado a extensão da região.

Após um rápido sobrevoo, as vítimas foram localizadas. A região era um barranco e o risco de uma queda fatal era iminente, segundo informações do Notaer.

“Não havia possibilidade de pouso para o resgate no local onde o casal perdido estava. Pousamos num pronto próximo, perto do local, e a nossa tripulação montou o equipamento cesto para efetuar a extração das vítimas, o que aconteceu sem maiores problemas”.

Ainda no Mestre Álvaro, em segurança, as vítimas foram retiradas do cesto e embarcadas na aeronave para serem levadas para o hangar, em Vitória, onde foram avaliadas pela equipe do SAMU que compõe a tripulação do voo aeromédico.

O casal não apresentava ferimentos, apenas o abalo psicológico decorrente da situação. Após a triagem médica, foram liberados.

imagens: Notaer/Diego Cassotto

 

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também