Casagrande defende criação de Planos Estaduais para redução das emissões de carbono

Compartilhe:
O governador falou na Cop-26 na última terça (2). Foto: Divulgação
O governador falou na Cop-26 na última terça (2). Foto: Divulgação

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, vai indicar aos estados que fazem parte do Consórcio Brasil Verde a criação de Planos Estaduais de Redução das Emissões de Carbono. A fala foi feita na terça-feira (02) durante o evento #Time4MultilevelAction na América Latina e Caribe, neste segundo dia de participação na 26° Conferência das Nações Unidas para a Mudança Climática (COP-26), que acontece em Glasgow, na Escócia.

De acordo com Casagrande, a ideia é trabalhar para que o tema seja debatido e tratado como prioridade entre os entes participantes do Consórcio Brasil Verde. Até o momento, 22 estados aderiram ao consórcio, que é presidido pelo capixaba. O governador afirmou que o Espírito Santo já prepara o seu Plano Estadual de Redução das Emissões de Carbono e está à disposição dos demais estados para auxiliar na elaboração dos documentos.

Para o governador capixaba, a criação dos planos é fundamental para que os Estados ajudem o País a atingir as metas de redução de carbono. “A falta de ação do Governo Federal fez com que os governadores pudessem abrir esse diálogo e a agir. Muitos Estados assumiram o compromisso de neutralizar as emissões de carbono e estamos incentivando os governadores a criarem esses planos em seus Estados. Desta forma, teríamos metas em cada local para ajudarmos o País a atingir essas metas traçadas”, pontuou.

O evento #Time4MultilevelAction engloba governadores e prefeitos de regiões e cidades da América Latina e do Caribe, com objetivo de identificar estratégias de ação multinível (mais de um nível de governo). A ideia central é que os entes subnacionais possam estar em sintonia para que os governos federais possam ter estratégias na mesma direção para que as metas de baixo carbono sejam atingidas.

O primeiro bloco foi dedicado ao “Financiamento multinível subnacional e local: ação climática”, explorando as demandas e oportunidades relacionadas ao financiamento do clima em âmbito local e regional dos governos da América Latina e do Caribe. O segundo bloco, que contou com a participação do governador Casagrande, foi sobre a “Ação multinível em baixo carbono e políticas”, que abordou as prioridades dos governos subnacionais e locais para se engajar no caminho global para limitar o global aquecimento para 1,5º C e a urgência em proteger ecossistemas e comunidades dos riscos relacionados ao clima.

Participaram ainda a prefeita de Montevidéu (Uruguai), Carolina Cosse; o prefeito de Manizales (Colômbia), Carlos Marín; o prefeito de Kingston (Jamaica), Delroy Williams; prefeito de San Rafael Heredia (Costa Rica), Verny Valerio; o gerente ambiental da cidade de Tegucigalpa (Honduras), Jonathan Lainez; o secretário de meio ambiente de Porto Alegre-RS, Germano Bremm; e a secretária de meio ambiente do Estado de Guanajuato (México), María Isabel Ortiz.

O painel com o governador capixaba teve as presenças do governador do Estado de Yucatan (México), Mauricio Vila; do prefeito de Salvador-BA, Bruno Reis; do prefeito de La Estrella (Colômbia), Juan Sebastián; do secretário de meio ambiente e agricultura da cidade de Envigado (Colômbia), Nicolas Arenas; e do diretor geral da área metropolitana de Aburrá Valle (Colômbia), Juan David Palacio.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também