
O governador Renato Casagrande anunciou, nesta segunda-feira (31), que vai conceder reajuste de 6% no salário aos servidores do Poder Executivo Estadual. O projeto de Lei com a proposta será encaminhado ainda nesta semana para a análise da Assembleia Legislativa do Estado (Ales).
De acordo com o Estado, o cálculo que definiu o percentual levou em conta o comportamento da receita do Estado, de modo a reajustar os rendimentos dos servidores sem comprometer o equilíbrio fiscal e a solidez das contas públicas.
O reajuste será aplicado a partir de fevereiro deste ano, contemplando mais de 95 mil profissionais, entre ativos (efetivos, comissionados e designação temporária), aposentados e pensionistas. O investimento resultará num acréscimo anual de, aproximadamente, R$ 400 milhões em gastos com pessoal.
De acordo com secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, o anúncio ocorre após o impedimento de conceder reajuste durante dois anos. “O Governo do Estado ficou impedido de conceder reajuste em 2020 e 2021, por conta de vedações impostas pela Lei Federal Nº 173/2020. Mas, neste ano, foi possível propor um percentual que abrangerá todas as carreiras. A medida é uma maneira de valorizar o importante trabalho desempenhado pelos servidores públicos estaduais”, destacou.
Leia também
Policiais terão novo reajuste em julho
Os integrantes das forças de segurança vão contar com mais um reajuste de 4%, além dos 6%. A medida faz parte de uma negociação da categoria com o Estado desde 2019, visando aproximar os salários da média nacional de remuneração aos policiais.
Na época, ficou decidido que os servidores da Segurança vão receber um reajuste total de 12%, sendo divido em 4% por ano: 2020, 2021 e 2022; o benéfico é concedido sempre em julho.

