23.7 C
Serra
sábado, 16 outubro - 2021
  • CORONAVÍRUS NA SERRA:
  • 71.679 casos
  • 1.485 mortes
  • 69.752 curados

Casa de Pedra, em Jacaraípe, de portas abertas para atender estudantes de escolas públicas

Leia também

Câmara da Serra lança campanha para arrecadar e distribuir absorventes íntimos

A discussão sobre pobreza menstrual mobilizou a Mesa Diretora da Câmara da Serra. O presidente da Casa, vereador Rodrigo...

Serrana consegue anular dívida de R$ 14 mil após procurar ajuda no Procon-Ales

Com base na Lei 11.353, de autoria do deputado Vandinho Leite, que diz que moradores atuais das residências não...

Vidigal anuncia programa para castração e recolhimento de cães e gatos no município

O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, anunciou na tarde desta sexta-feira (15) que está criando, por meio da secretaria...
Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

A Casa de Pedra fica na Vila das Artes, no bairro São Francisco, em Jacaraípe. Foto: Edson Reis

O Espaço Cultural Casa de Pedra, que fica na Vila das Artes, no bairro São Francisco, região de Jacaraípe, vai estar de portas abertas e de forma gratuita para visitação de alunos de escolas públicas e de instituições sem fins lucrativos até o final do ano.

A visita estará liberada para este público até dezembro deste ano e a expectativa é de receber cerca de 600 visitantes. Quem quiser visitar o local e não fizer parte deste público, paga o valor simbólico de R$ 5 (utilizado para manutenção do lugar).

As visitas gratuitas acontecem como contrapartida social, pois o Espaço Cultural – Galeria de Arte Casa de Pedra, foi beneficiado com recursos da lei de emergência cultural, conhecida como Lei Aldir Blanc, e por isso está dispensado a taxa de entrada à galeria por 5 meses.

Com a reabertura, a Casa de Pedra, vai receber cerca de 20 turmas de estudantes, de até 30 alunos cada.

Há possibilidade também da Casa de Pedra atender com gratuidade outros grupos da sociedade serrana como escolas estaduais, grupos de terceira idade, de mulheres, de instituições não governamentais, da sociedade civil etc., devidamente agendados, caso não haja procura de escolas públicas municipais que venha a atingir a meta de 20 grupos no período de agosto a dezembro de 2021.

A possibilidade de ampliação do público visitante para além do grupo prioritário, visa ampliar a abrangência social da contrapartida, garantindo o maior número possível de visitantes.

Por conta da pandemia da Covid-19, as visitas precisam ser agendadas com antecedência para não haver aglomeração. O uso de máscaras é obrigatório. Agendamento com o próprio artista e proprietário da Casa de Pedra pelo telefone (27) 99262-8663. As visitas acontecerão de segunda a sexta-feira, sempre das 08 às 16 horas.

A Casa de Pedra é um espaço cultural e um atrativo e destino turístico-artístico e cultural do artista plástico autodidata Neusso Ribeiro. Já existe há mais de 30 anos, em Jacaraípe e é o grande atrator da Vila das Artes.

O local foi construído pelo próprio artista-construtor para ser a sua residência e seu ateliê, mas nos últimos anos passou a ser exclusivamente sua galeria de arte, onde o artista expõe suas esculturas feitas em madeira de reaproveitamento. Na galeria que é a própria Casa de Pedra, os visitantes podem apreciar mais de 1.000 obras de arte escultóricas de pequeno, médio e grande porte, todas do artista Neusso.

A galeria tem esse nome porque é uma edificação criada a partir de pedras recolhidas no entorno do bairro há mais de 30 anos. Todas as paredes são de pedra, o piso é de mosaico colorido, tanto de vidro quanto de pastilhas de cerâmica e de outros materiais. As janelas são de vidros reaproveitados de carros e caminhões e o telhado é de sobreposição de peças, também de madeira, com algumas peças de vidro que garantem a iluminação natural ao ambiente.

Ana Paula Bonellihttps://www.portaltemponovo.com.br
Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!