Cartório que presta serviço como escritura, casamento e nascimento terá que atender em até 30 minutos

Compartilhe:
Um dos cartórios de registro civil da Serra é o Coriolano, em Jacaraípe. Foto: Divulgação
A emenda é do deputado Bruno Lamas ao projeto de lei de autoria do presidente do Tribunal de Justiça, Ronaldo Gonçalves de Sousa, que promove a reestruturação das serventias extrajudiciais no Estado. Foto: Divulgação

Uma emenda aditiva do deputado estadual Bruno Lamas (PSB), que obriga os cartórios extrajudiciais a realizar o atendimento ao público externo no período máximo de 30 minutos, foi aprovada nesta terça-feira (3) pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa e deverá reduzir as longas filas nesses locais.

Pela proposta do parlamentar, os cartórios deverão se adequar com a estrutura e funcionários suficientes.

Os cartórios extrajudiciais prestam serviços notários e de registros, como escrituras, registros de Imóveis, registros de nascimento, casamento.

“Com a emenda, buscamos atender às necessidades da população diretamente afetada pelo uso cotidiano dos serviços. Busca-se garantir a eficiência e celeridade no atendimento ao público que, em algumas localidades, enfrenta longas filas e dificuldades”, justificou o deputado.

A emenda do parlamentar foi ao projeto de lei de autoria do presidente do Tribunal de Justiça, Ronaldo Gonçalves de Sousa, que promove a reestruturação das serventias extrajudiciais no Estado, em cumprimento às determinações da Lei Federal nº 8.935/94 e manifestações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O projeto agora está sob a análise da Comissão de Finanças, que pediu vista.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também