Cartório que presta serviço como escritura, casamento e nascimento terá que atender em até 30 minutos

Compartilhe:
Um dos cartórios de registro civil da Serra é o Coriolano, em Jacaraípe. Foto: Divulgação
A emenda é do deputado Bruno Lamas ao projeto de lei de autoria do presidente do Tribunal de Justiça, Ronaldo Gonçalves de Sousa, que promove a reestruturação das serventias extrajudiciais no Estado. Foto: Divulgação

Uma emenda aditiva do deputado estadual Bruno Lamas (PSB), que obriga os cartórios extrajudiciais a realizar o atendimento ao público externo no período máximo de 30 minutos, foi aprovada nesta terça-feira (3) pela Comissão de Justiça da Assembleia Legislativa e deverá reduzir as longas filas nesses locais.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Pela proposta do parlamentar, os cartórios deverão se adequar com a estrutura e funcionários suficientes.

Os cartórios extrajudiciais prestam serviços notários e de registros, como escrituras, registros de Imóveis, registros de nascimento, casamento.

“Com a emenda, buscamos atender às necessidades da população diretamente afetada pelo uso cotidiano dos serviços. Busca-se garantir a eficiência e celeridade no atendimento ao público que, em algumas localidades, enfrenta longas filas e dificuldades”, justificou o deputado.

A emenda do parlamentar foi ao projeto de lei de autoria do presidente do Tribunal de Justiça, Ronaldo Gonçalves de Sousa, que promove a reestruturação das serventias extrajudiciais no Estado, em cumprimento às determinações da Lei Federal nº 8.935/94 e manifestações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

O projeto agora está sob a análise da Comissão de Finanças, que pediu vista.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também