Cariacica dá bom exemplo e cria floresta na cidade

Compartilhe:
Antes e depois: o terreno durante o plantio e a floresta 10 anos depois. Fotos: Divulgação

 

Antes e depois: o terreno durante o plantio e a floresta 10 anos depois. Fotos: Divulgação

Vem de Cariacica, município vizinho a Serra, um bom exemplo de reflorestamento urbano.  Antes um pasto degradado, o terreno de cerca de 2 mil m2 no bairro São Conrado recebeu mudas de mata Atlântica há 10 anos e hoje é um enclave de floresta em meio ao asfalto e concreto das casas e galpões existentes na região.

O reflorestamento foi coordenado pela ambientalista Nilton Broseghini, com o apoio da comunidade local e da prefeitura de Cariacica. Segundo Nilton, a ação aconteceu durante a 1ª Feira Ambiental de Cariacica, no dia 27 de maio de 2007 e foi alusiva ao Dia da Mata Atlântica. “Foram plantadas 100 mudas de mata Atlântica e o objetivo foi neutralizar as 40 toneladas de carbono emitidas na realização da Feira”, explica.

Morador da cidade Santa Teresa, onde nasceu, Nilton chegou a conviver e capturar borboletas para o cientista capixaba que virou referência mundial da ecologia: Augusto Ruschi (1915 – 1986).

Desde 1986, Broseghini vem dedicando sua vida a trabalhos de arborização e reflorestamento em Santa Teresa e outros municípios do ES. Inclusive na Serra, onde reflorestou nascente, as margens de uma represa e uma área de pastagem numa propriedade rural na localidade de Calogi em fevereiro de 2007.  

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também